Aracaju: matrículas para Educação de Jovens e Adultos seguem abertas

(Foto: Marcos Paixão/Semed)

As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas nas 17 escolas da rede municipal de ensino de Aracaju que ofertam a modalidade. As vagas são ofertadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e direcionadas para estudantes a partir de 15 anos de idade, que ainda não iniciaram ou não concluíram o ensino fundamental.

Para realizar a matrícula em uma das unidades, o interessado deve acessar o portal www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline, no período das 7h30 às 22h. A confirmação se dá após a entrega de toda a documentação necessária na secretaria da unidade escolar. Os números disponíveis para orientação e/ou sanar dúvidas acerca do processo são: 3179-1574 / 981062969 (WhatApp).

Até o momento, a Semed contabiliza cerca de 1.524 alunos matriculados para a EJA, referentes ao ano letivo de 2024, e recebe solicitação de vaga todos os dias. As aulas ocorrem durante o turno noturno, das 18h30 às 22h, tendo em vista que a maioria deste público trabalha durante o dia. Além do material pedagógico e fardamento da rede, os alunos recebem alimentação escolar assim que chegam à unidade, diariamente.

Os matriculados, a partir deste ano letivo, também participam do programa Escola Tech, iniciativa da Prefeitura com investimento de R$75 milhões, que traz mais modernização digital à rede, através de câmeras de segurança, totens de reconhecimento facial e displays tecnológicos em sala de aula, além da entrega de notebooks que auxiliarão nas atividades pedagógicas.

Como gestora da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (Coeja/Semed), Sueli Bispo explica que esta modalidade, diferente do ensino fundamental, tem seu período letivo concluído por semestre e dividido por etapas.

“A EJA é dividida em duas fases do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o Proeja 1 e o 2. Cada um é realizado em dois anos, com uma etapa a cada semestre. A primeira, por exemplo, é equivalente ao primeiro e segundo ano do ensino fundamental; a segunda, ao terceiro e ao quarto, e assim sucessivamente, até chegarmos na oitava, equivalente ao 9º ano e a finalização. Portanto, o aluno consegue concluir seus estudos em quatro anos ou em menos tempo, de acordo com seu nível de aprendizagem”, detalha Sueli Bispo.

Após o primeiro mês de aulas, o aluno da EJA que apresenta um desempenho diferenciado em sala de aula faz uma prova classificatória e, através do resultado, a escola analisa se este deve ser manejado para etapas mais avançadas. Desta forma, o estudante pode adiantar seu tempo de conclusão na EJA.

Com informações da AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais