Ausência de fiscais tumultua Exame Supletivo

Portões: abertura com atraso (Fotos: Cássia Santana / Portal Infonet)

A ausência de 13 fiscais, professores escalados para exercer a fiscalização e orientar alunos, gerou grande tumulto nos colégios D. Luciano e Atheneu Sergipense onde estão sendo aplicadas as provas do Exame Supletivo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação.

Os portões foram abertos com certo atraso, causando insatisfação aos alunos que chegaram com cerca de uma hora de antecedência. “O edital estabelece 8h como horário da abertura, informa que é para chegar com pelo menos meia hora de antecedência e até agora os portões não foram abertos”, reclamou o digitador Jean Francesche, um dos candidatos.

A coordenação do Exame Supletivo adotou medidas e conseguiu substituir os fiscais faltosos. Apesar do atraso, entre 15 minutos a 20 minutos, alguns candidatos chegaram atrasados, depois das 8h30 e perderam a chance de disputar uma das vagas para cursar o supletivo. “Sou do interior e esqueci o papel lá e fui para o Atheneu para imprimir outro, mas não era lá. A minha prova é aqui”, contou, entre lágrimas, Valéria Souza Menezes, ao ser barrada no D. Luciano.

Jean Francesche: revolta e insatisfação

O professor Edson Aragão, coordenador do Exame Supletivo, não parou de atender o telefone celular nos primeiros momentos para encontrar alternativas e controlar o tumulto. Ao final, ele garantiu que os faltosos foram substituídos e afirmou que os faltosos serão punidos. “Acreditamos que a ausência é decorrência deste feriadão, uma falta de compromisso. Agora, os faltosos ficarão impossibilitados de participar de outras edições do Exame”, informou.

Por coincidência, os portões no Colégio Atheneu foram abertos no mesmo momento em que a equipe de reportagem do Portal Infonet se aproximava. “Está vendo só foi chegar a reportagem e eles decidiram abrir o portão pra gente”, gritaram alguns candidatos entre a multidão que se formou na porta do Colégio. O professor Genaldo Freitas, diretor do Atheneu, confirmou a coincidência, explicando que o atraso ocorreu devido à ausência dos fiscais. “Mas agora eles foram substituídos e está tudo normalizado”, assegurou. 

A Secretaria de Estado da Educação oferece vagas para os ensinos fundamental e médio. As provas estão sendo realizadas em Aracaju, no interior e, na próxima quarta-feira, 16, no sistema prisional.

Disciplinas

Valéria: portões fechados

Para os exames supletivos do ensino fundamental, os candidatos fazem provas de Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês), Língua Portuguesa, Redação e Matemática. Já para o ensino médio, as disciplinas são Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Matemática, Química e Sociologia.

Resultado

O gabarito oficial será divulgado no dia 18 de novembro, no portal da Seed. O resultado oficial será divulgado 30 dias após a realização das provas e estará disponível também no portal da Seed e nas Diretorias Regionais de Educação.

Será aprovado em cada disciplina o candidato que obtiver nota mínima 5,0 (cinco), conforme disposto no artigo 3º da Portaria nº 0242/2000, de 31 de janeiro de 2000, do Secretário de Estado da Educação.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais