Biblioteca de Areia Branca sofre com abandono

O interior da biblioteca está tomado por mofo (Fotos: Portal Infonet)

Frenquentadores da Biblioteca Pública Municipal Josefina Simões de Araújo, na cidade de Areia Branca, que fica a cerca de 35 km de Aracaju, reclamam das condições físicas do local. As janelas estão quebradas, o único banheiro não possui condições de uso e as paredes são tomadas por mofo. A falta de estrutura é tão grande que até pouco tempo o espaço era utilizado como dormitório por um morador da cidade que atualmente encontra-se preso.

A denúncia foi feita por um leitor do Portal Infonet e a reportagem constatou no local que de fato o prédio não está em boas condições de uso. “Tem janela que nem abre de tão danificada e as outras não estão muito melhores”, revela uma pessoa que pediu para não ser identificada por medo de represálias. Os usuários são poucos, mas quem chega ao local não encontra sequer água para consumo.

Quem chega ao local não encontra água para beber…

Outro problema grave se relaciona com as paredes do local, que estão tomadas por infiltrações e mofo, causando cheiro ruim para os frequentadores do espaço. “Quem tem problema de alergia não consegue ficar aqui por muito tempo”, continua. Em média, o local recebe mais de vinte pessoas por dia, um público formado quase que na totalidade por estudantes, mas as informações no local são de que o fluxo de pessoas tem reduzido devido à estrutura física.

Outro espaço que não apresenta condições adequadas para os que chegam à Biblioteca Municipal de Areia Branca é o banheiro. Além de não haver separação dos banheiros feminino e masculino, o único local disponível também vive sob condições caóticas. “Soube que já foi solicitada reforma, mas até o momento ninguém se manifestou a respeito”, revela o frequentador.

Insegurança

… e nem banheiro em boas condições

Mas o maior receio das pessoas que costumam ir até a biblioteca se refere à segurança do prédio. É que até pouco tempo atrás um indivíduo conhecido como Luizinho, costumava entrar na biblioteca à noite pelo telhado do banheiro e ficava no prédio dormindo no chão. “Ele nunca ameaçou ninguém, mas todo mundo tinha medo dele, porque ele era envolvido com tráfico e roubo”, desabafa Elisângela Alves, dona de casa que costuma frequentar a Biblioteca Municipal e que se diiz aliviada já que Luizinho encontra-se preso.

Prefeitura de Areia Branca

O Portal Infonet esteve no prédio da Prefeitura de Areia Branca em busca de esclarecimentos sobre a situação da Biblioteca Municipal Josefina Simões de Araújo, mas o local estava fechado e a informação dos moradores da cidade foi de que o expediente dos funcionários é até o meio dia. O Portal se coloca à disposição de Prefeitura através do telefone (79) 2106-8000 ou do email jornalismo@infonet.com.br.

O prédio fica no centro da cidade

Internauta

A matéria foi fruto de uma denúncia de um leitor da Infonet. Você também pode enviar a sua reclamação para jornalismo@infonet.com.br ou entrar em contato por meio do (079) 21068000.

Por Caio Guimarães e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais