Biblioteca Epiphanio Dória celebra mês da Mulher com programação

A exposição é gratuita e ficará em exibição no hall da Biblioteca durante todo o mês de março (Foto: Maria Odília/Seduc)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo, 8 de março, a Biblioteca Pública Epiphanio Dória (BPED), que é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), promove na próxima sexta-feira, 6, às 14h, no auditório da biblioteca, o lançamento da Exposição ‘Escritoras Sergipanas’.

A Mostra irá reunir fotografias, obras literárias e biografias de ícones da literatura sergipana, a exemplo de Aglaé Fontes, Izabel Nascimento, Beatriz Gois, Gizelda Morais, Alda Cruz, Conceição Ouro, Ilma Fontes, dentre outras.

A exposição é gratuita e ficará em exibição no hall da Biblioteca durante todo o mês de março, das 8h às 17h. Dentro da programação do evento acontece ainda a primeira 1ª edição do Rolê de Leitura, que traz como tema a escrita feminina com a professora e doutoranda em Estudos Literários, Danielle Santos Rodrigues. O Rolê terá como mediadora a participação das escritoras Joyce Vasconcelos e Débora Arruda com seus textos, suas vivências de escrita e de mulheres em um mundo que ainda traz as marcas do machismo.

De acordo com Juciene Maria, diretora da BPED, tanto a exposição como o Rolê de Leitura são uma forma de homenagear e incentivar as mulheres a ingressarem nesse universo literário. “São mulheres que conquistaram um espaço na literatura sergipana, incentivando o gosto pela leitura, construindo caminho para o surgimento de outras mulheres escritoras guerreiras”, concluiu.

Joyce Vasconcelos Santos é advogada, mestranda em Direito, com foco em direitos humanos, poetisa e autora do livro: “Autorretrato: como o machismo” (publicado em 2019 pela J. Andrade).

Débora Arruda é poeta, performer e produtora do projeto Fugácida; artista e produtora das ruas de Aracaju, professora de português e redação; mestranda em Antropologia e autora do livro: “Coração Despovoado” (publicado em 2017 pela Chita Cartonera).

Fonte Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais