Cadeiras novas a alunos da Escola Estadual Myriam Melo

(Fotos: Juarez Silveira/Seed)

Foi com bastante alegria que os alunos da Escola Estadual Professora Myriam de Oliveira Santos Melo, em Aracaju, receberam na manhã desta segunda-feira, 26, 11 novas cadeiras de rodas. A doação foi realizada pelo Governo de Sergipe, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Os novos equipamentos vão auxiliar os alunos a terem uma melhor qualidade de ensino no espaço escolar. "Antes a gente tinha não tinha cadeiras especiais para melhor acomodar as crianças. Agora cada criança vai ter a sua, vai facilitar o trabalho do professor e melhorar o desempenho dos alunos", disse a diretora da escola, professora Itana Maria Santos.

Atualmente a escola possui 18 alunos com necessidades especiais. A diretora explicou também que as cadeiras vão pertencer aos alunos, e não à unidade de ensino. "As cadeiras facilitam muito o nosso trabalho, e elas agora são das crianças e não da escola. Se uma criança for para outro colégio a cadeira irá com ela", afirmou.

A diretora da Divisão de Educação Especial da Seed (DIEESP), Maria Aparecida Nazário, explicou que cada aluno foi avaliado para que as cadeiras fossem de acordo com as necessidades de cada um. "A Seed estabeleceu uma parceria com a SES para aquisição dessas cadeiras para os alunos com paralisia cerebral, com o objetivo de garantir a especificidade de cada um", disse. Segundo ela, todos os alunos da rede estadual que necessitam de cadeira de rodas serão contemplados.

Satisfação

Os alunos e pais de alunos não esconderam a satisfação com os novos equipamentos. "Estou achando ótimo, pois a gente precisava muito dessas cadeiras, não só eu, mas também meus colegas. Agradeço muito ao governo por pensar na gente. Agora vou poder estudar melhor, fazer os deveres, ver o quadro com mais facilidade", disse Graziele Ferreira Silva, de 20 anos.

Já Silvia Barbosa, que é mãe do aluno André Luiz, afirmou que a nova cadeira vai ajudar na escola e em casa. "Eles vão ter uma cadeira com um posicionamento melhor. Isso vai melhorar nos estudos e em casa também, pois terão uma locomoção mais adequada", disse.

A mesma opinião foi dada por Maria Celma Vasconcelos Menezes, que é avó de Kettelyn Vitória. "Vai ser bom para ela na escola e para nós também. Temos orgulho por essas crianças estarem sendo bem atendidas, sem preconceito, isso vai beneficiar a todos", afirmou.

Benefícios
São muitos os benefícios que as novas cadeiras vão trazer aos alunos. De acordo com Jane Mare Santos da Rocha, vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, "nesta parceria trazemos as questões de ações que possam promover a inclusão das pessoas com deficiência na educação. Esta ação tem a ver com a cumplicidade que o governo tem com relação ao processo de inclusão, visando cumprir o direito da pessoa com deficiência de estarem dentro da escola".

Já a diretora da DEA, Nádia Cardoso, afirmou que essa doação vai trazer mais conforto para os estudantes. "Isso com certeza reflete no desenvolvimento deles, que ficam mais satisfeitos com a escola. Os alunos terão condições de assistir as aulas de forma mais confortável. Desta forma a escola vai poder avançar ainda mais com essa criança", afirmou.
A professora Luíza Helena Freire de Almeida acha que "essas cadeiras são um instrumento pedagógico, que vai beneficiar muito a adaptação dos alunos e refletir diretamente na qualidade do ensino".

Já a professora Jucélia Brasil Gomes de Oliveira, disse que "os meninos ficavam muito limitados diante de uma cadeira que não era confortável. Isso provocava um sentimento de angústia, por estarem numa situação que não era nada favorável à inclusão do espaço escolar. Essas novas cadeiras vão ajudar, acima de tudo, na inclusão social dentro da escola", explicou.

Fonte: Ascom Seed

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais