Campanha de Multivacinação será finalizada em Aracaju nesta terça, 30

(Foto: SMS)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), encerrará nesta terça-feira, dia 30, a campanha de multivacinação, que tem o objetivo de incentivar os pais a completarem a caderneta de vacinação dos filhos, a fim de garantir a imunização contra diversas doenças, especialmente a poliomielite e o sarampo.

De acordo com o coordenador de imunizações de Aracaju, Yuri Belchior, das 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oito não estão aplicando as vacinas. São elas: Onésimo Pinto, Santa Terezinha, Amélia Leite, Ávila Nabuco, Sinhazinha, Osvaldo leite, Geraldo Magela, e Irmã Caridade.

“O Município tem capacidade de vacinar muito mais pessoas e é importante que os responsáveis tenham consciência e levem seus filhos para um dos pontos de vacinação. Apenas as vacinas podem garantir a proteção eficaz contra essas doenças e cada um dos nossos profissionais está preparado para atender toda a população aracajuana”, explica.

Documentação
Para atualizar o cartão vacinal, os pais ou responsáveis legais devem levar a criança até uma UBS munido de documento com foto, certidão de nascimento da criança ou adolescente e cartão de vacinação.

Vacinas disponíveis
Ao todo, a campanha de multivacinação conta com a atualização de dezoito imunizantes: BCG, hepatite A e B, penta (DTP/Hib/Hep B), pneumocócica 10 valente, VIP, VRH (vacina rotavírus humano), meningocócica C (conjugada), VOP (vacina oral poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).

Requisitos de Idades
Cada vacina tem requisitos de idades e seguem uma ordem de aplicação. Confira a ordem por idade de cada imunizante:
– Ao nascer: BCG e hepatite.
– Dois meses (primeira dose): poliomielite 1, 2 e 3; rotavirus humano G1P1; DTP+HIB+HB; pneumocógica 10 valente.
– Três meses (1ª dose): meningocócica C.
– Quatro meses (2ª dose): poliomielite 1, 2 e 3; rotavirus humano G1P1; DTP+HIB+HB; pneumocógica 10 valente.
– Cinco meses (segunda dose): meningocócica C.
– Seis meses (3ª dose): poliomielite 1, 2 e 3; DTP+HIB+HB.
– Um ano: pneumocógica 10 valente; meningocócica C; sarampo, caxumba, rubéola.
– Um ano e três meses: sarampo, caxumba, rubéola, varicela; coqueluche, hepatite A; difteria, tétano, perstussis (DTP) 1º reforço; poliomielite 1º reforço.
– Quatro anos: poliomielite 1 e 3; DTP 2º reforço; varicela.
– Sete anos: difteria, tétano (reforço a cada 5 ou 10 anos).
– 11 a 12 anos: menincogócica ACWY.
– 9 a 14 anos: HPV (2ª dose após seis meses da 1ª).

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais