Censo Educacional chega ao município de Maruim

Visitas serão feitas por 400 recenseadores (Foto: Divulgação Seed)

O município de Maruim receberá na próxima sexta-feira, 4, a 39ª edição do censo educacional, promovido pelo Ministério Público Estadual em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). A abertura será às 8h, no Colégio Estadual Doutor Alcides Pereira. Durante todo o dia serão visitadas aproximadamente 4.970 famílias em todo o município, distribuídas em oito povoados.

As visitas serão realizadas por 400 recenseadores, que são alunos de escolas da rede pública de ensino, além de 36 agentes de saúde, que serão coordenadores setoriais, e sete técnicos da Seed.

Segundo a coordenadora do Censo Educacional, professora Selma Siqueira, o objetivo é identificar crianças e adolescentes fora da escola. "Pretendemos com isso resgatar a cidadania e proporcionar oportunidades igualitárias de acesso a uma educação básica para todos que se encontram à margem dos bancos escolares", afirmou.

Serão coletados dados referentes a crianças fora da escola, analfabetas, sem certidão de nascimento, e crianças que não estejam frequentando a escola por terem necessidades especiais. Após o censo, a Secretaria de Estado da Educação e o Ministério Público irão realizar o pós-censo, no mês de dezembro, quando serão convocados os alunos para que sejam realizadas as matrículas.

O MPE, em parceria com a Seed, realizou neste ano de 2011 os censos educacionais nos municípios de Monte Alegre e Ilha das Flores. Nestes dois municípios, foram encontradas 1.144 pessoas entre zero a 18 anos fora da escola, 48 com necessidades especiais também fora da escola e 181 sem certidão de nascimento. O censo educacional teve início no ano 2000 e já visitou 13 municípios.F

Fonte: Ascom SEED

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais