Centro de Memória do ITPS resgata história da ciência

Primavera nos Museus inicia nessa segunda-feira, 18 (Foto: arquivo Portal Infonet)

A partir dessa segunda-feira, 18, o Centro de Memória da Ciência e Tecnologia em Sergipe (CMCTS) receberá alunos das rede pública para as atividades especiais da 11ª Primavera dos Museus. A programação envolve palestras e visitas mediadas. Criado em 2006, o CMCTS tem um acervo que resguarda toda a história da ciência e tecnologia em Sergipe.

O Centro de Memória –  localizado na sede do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) –  é o único museu de Sergipe dedicado à história da ciência e tecnologia em nosso estado. Seu acervo possui mais de 2000 peças, entre equipamentos científicos, elétricos, ópticos, térmicos, de precisão, porcelanato, vidrarias e utensílios de plástico. Já o acervo documental é constituído de mais de 1700 documentos que narram a trajetória da ciência em Sergipe.

Durante os dias 18, 19 e 20, o ITPS irá promover palestra e exposição para alunos de escolas públicas estaduais com o objetivo de resgatar a memória da química no estado de Sergipe na década de 20 a 50.  A amostra ficará aberta a visitação pública durante todo o mês de setembro, oportunidade em que a comunidade terá acesso às peças da coleção do acervo que remetem aos primeiros laboratórios do Instituto. Haverá também estandes com os estagiários dos Laboratórios de Química de Água e de Solos e Química Agrícola interagindo com os estudantes na realização de experimentos químicos.  Além disso, haverá visita ao Laboratório de Produtos Pré-Medidos e ao estande do setor de Qualidade e Produtos Certificados, setores ligados às atividades do Inmetro.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais