Colégio Senador Gonçalo Rollemberg realiza Café Literário no dia 28

Evento acontece pela primeira vez de forma online. (Foto: Freepik)

O Colégio Estadual Senador Gonçalo Rollemberg, localizado no município de Japaratuba, realizará no dia 28 de maio, às 19h, o 3º Café Literário da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do Google Meet. O tema da terceira edição do evento, que acontece pela primeira vez de forma online em virtude da pandemia do novo coronavírus, é “A cultura e a arte em nossa casa”.

De acordo com o professor idealizador do Café Literário, Jorge Marcelo, os cerca de quarenta estudantes matriculados na EJA irão apresentar os trabalhos artísticos produzidos por eles, dentre os quais estão itens da culinária, artesanato, poesia, cultura do vaqueiro, contação de histórias, música, dança etc.

“Desde o início, o projeto Café Literário tem como objetivo principal buscar novos talentos dentro do nosso quadro de alunos, que muitas vezes estavam no anonimato. Então, esse projeto já teve bons frutos, onde os alunos se destacaram após a realização do Café Literário ao apresentar seus trabalhos por aí afora.Inclusive nós apresentamos também na bienal do livro, por meio do projeto da EJA, que foi o resgate maracatu”, destacou o professor Jorge Marcelo.

Para o coordenador administrativo-financeiro, Marcos Monte, o evento busca estimular o protagonismo ao aluno da EJA. “O nosso aluno tem muita credibilidade aqui na escola. Então, o protagonismo é trabalhado desde 2018, que é justamente para mostrar a esses alunos que eles são capazes de alçar voos muito mais altos do que eles próprios imaginam. O café literário objetiva dar autonomia ao aluno, e toda a comunidade escolar é convidada a participar”, disse.

Nova EJA

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, com o objetivo de oportunizar um currículo diferenciado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e atendendo ao estabelecido nas resoluções normativas n°s 02/2016 e 02/ 2019 do Conselho Estadual de Educação, está implementando desde o início do ano letivo de 2021, na Rede Pública Estadual de Ensino, o Novo Projeto Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA).

A proposta da Nova EJA foi construída coletivamente, amplamente discutida e apresentada às esferas da Educação, e atende às necessidades pedagógicas dos estudantes na oferta do Ensino Fundamental (EJAEF) e do Ensino Médio (EJAEM). Pautada em uma Educação Integrada e Contextualizada, a Nova EJa é fundamentada no Currículo de Sergipe, alinhada às competências da BNCC e no planejamento com foco na interdisciplinaridade, no qual os objetos de conhecimento e as habilidades consideram as experiências vivenciadas pelos estudantes e os saberes já adquiridos.

“As escolas que têm Ato Autorizativo para oferta do Ensino Fundamental e/ou médio podem oferecer a EJA correspondente ao nível de ensino. A rede estadual tem Proposta Pedagógica Única para a EJA, cabendo à Seduc informar anualmente a relação das escolas que oferecem essa modalidade, nos termos da Resolução nº 02/2016/CEE”, explica Ana Lúcia Lima, diretora do DED.

Fonte: Ascom/Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais