Coletânea de livros homenageia os 150 anos do Teatro Atheneu

Coletânea de livros em homenagem aos 150 anos do Atheneu será lançada nesta segunda-feira, 19 (Foto: Seduc)

Abrindo a semana celebrativa dos 150 anos do Atheneu Sergipense, atualmente Centro de Excelência Atheneu Sergipense, será lançada na próxima segunda-feira, 19, a coletânea “Uma Casa de Educação Literária”, composta por 10 obras escritas por estudiosos e pesquisadores. O lançamento ocorrerá às 16h, por meio do Google Meet, podendo ser acessado através do link: http://meet.google.com/nya-gaap-rrr

A coletânea foi editada pela Editora Mercado das Letras e organizada pelos professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Eva Maria Siqueira Alves, João Paulo Gama Oliveira e Rosemeire Marcedo Costa.

Esse lançamento tem como objetivo analisar a história do sesquicentenário do Centro de Excelência Atheneu Sergipense a partir de diferentes perspectivas. As obras foram financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo a professora Eva Siqueira, diretora do Centro de Educação e Memória Atheneu Sergipense (Cemas), esses primeiros exemplares financiados pela Capes não poderão ser vendidos, e serão distribuídos para a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), bibliotecas e instituições de ensino superior. Ela ressalta que futuramente os livros poderão ser comprados por meio do site da editora.

A professora Eva Siqueira destaca ainda que a produção das obras contou com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Seduc; da Universidade Federal de Sergipe e de outras instituições parceiras. Os livros são compostos por dissertações e teses oriundas de mestrados e doutorados feitos em programas da UFS, e o seu processo de produçao teve início em janeiro deste ano.

“Com o lançamento desta coleção estamos deixando para a comunidade o legado da história do Atheneu Sergipense. Estamos, assim, preservando parte sigificativa da história da educação sergipana. O Atheneu é essa grande instituição que marca a história da educação em nosso Estado, e esta coleção deixa registrados trabalhos que analisam aspectos históricos do Atheneu Sergipense”, disse Eva Siqueira.

Os 10 livros que compõem a coletânea e seus respetivos autores são: Das cadeiras isoladas ao Atheneu Sergipense (Fábio Alves dos Santos), Com a palavra, os alunos (Simone Paixão Rodrigues), De curso de comércio Atheneu Sergipense a Escola Técnica de Comércio (Simone Silva da Fonseca), Os concursos para professores do Atheneu Sergipense: 1938 – 1947 (Suely Cristina Silva Souza), Nas trilhas dos jovens anos escolares (João Paulo Gama Oliveira), Planos de Estudos do Atheneu Sergipense: 1870 – 1931(Eva Maria Siqueira Alves), Sob a lente do discurso (Ana Maria Barbosa dos Santos Santana), O reluzir da ordem e da disciplina (Rosemeire Marcedo Costa), Formação do conceito de fato histórico na cultura ocidental (José Silvério Leite Fontes), e Brício Cardoso (Christianne Gally).

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais