Comissão eleitoral da eleição será formada até amanhã

(Foto: Ascom UFS)

A UFS realizou Assembleia Geral Universitária, encontro que congrega as três entidades representativas da comunidade – Adufs (professores), Sintufs (técnicos) e DCE (estudantes) – para debater as regras da eleição para reitor e vice (período 2012-2016). Ficou decidido que o pleito vai ocorrer durante três dias, como na eleição anterior: 27/5 nos polos da educação a distância e 28 e 29/5 nos campi. A apuração e resultado ocorrem em 30/5.

Os membros da comunidade universitária debateram diversos pontos do regimento, dentre eles o relativo à divulgação da campanha, que só será permitido o uso de materiais impressos, eletrônicos e botons, e as datas dos debates nos campi. Acertou-se o dia 2/5 para o debate em Lagarto, 3/5 em Itabaiana, 8/5 no campus da Saúde (Aracaju), 16/5 em São Cristóvão (em dois horários) e em 23/5 em Laranjeiras.

Foi acrescentada ao regimento a obrigatoriedade de declaração registrada em cartório do candidato se comprometendo em não aceitar o cargo caso não fique em primeiro lugar na eleição. O regimento mencionava apenas uma declaração de igual teor. Outro dispositivo acrescentado é a inclusão do professor temporário (que é diferente do substituto) no quadro de eleitores. Em relação aos gastos com a campanha, mudou-se a margem de alargamento dos gastos além do valor estipulado no registro da chapa: baixou de 10 para 5%.

Pleito ocorre dia 27/5 nos polos de educação a distância e 28 e 29/5 nos campi. A paridade da eleição, na qual os votos dos alunos, professores e técnicos têm o mesmo peso, continua valendo.

A comissão eleitoral será formada até a próxima sexta-feira, 20. Serão nove membros com três titulares de cada uma das categorias. Haverá outros nove suplentes. A inscrição das chapas para concorrer ao cargo de reitor e vice ocorre na próxima semana, de 23 a 27/4. Depois dessa data a comissão abre o prazo para a campanha dos candidatos.

Mais detalhes sobre o processo de escolha do reitor e vice da UFS, como o prazo para interposição de recursos referente ao resultado e o anúncio oficial do resultado podem ser conferidos no regulamento eleitoral.  

Fonte: Ascom UFS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais