Comunidade abraça Cefet, que faz 99 anos

Aniversariante do dia é homenageado com abraço
Estudantes, professores, técnicos e comunidade se reuniram para abraçar o prédio Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Sergipe na manhã desta terça-feira, 23. Nesta data, comemoram-se em todo o País os 99 anos de funcionamento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A abertura oficial das festividades acontece às 15h com a palavra do Diretor Geral do Cefet, Joarez Vrubel, no auditório Engenheiro Pedro Braz. Às 15h30 serão homenageados professores e alunos que marcaram a trajetória do centro e às 16h acontece uma apresentação da orquestra sinfônica de Itabaiana.

De acordo com o diretor da instituição, nos pólos já existentes no Estado, mais de 300 professores lecionam para cerca de 3.500 alunos. Emanuelle Santana é uma desses estudantes. Ela está no segundo ano do Ensino Médio e diz que escolheu a instituição por

Emanuelle escolheu o Cefet pela qualidade de ensino
conta da qualidade de ensino. “No primeiro ano em que estudei aqui, a melhor parte foi o curso técnico. Neste ano, acho que o ensino médio está sendo o melhor do Cefet”, avalaia.

Futuro

Joarez Vrubel conta que até 2010 o Cefet contará com cinco pólos em todo o Estado.  Além dos centros em Aracaju e Lagarto, Sergipe contará com os pólos que funcionarão nas cidades de Estância, Nossa Senhora da Glória e Itabaiana, que integrados à Escola Agrotécnica de São Cristóvão deverão ampliar a atuação da Rede de Federal de Ensino Profissional e Tecnológico no Estado.

 

Joarez Vrubel: saudosismo de olho no futuro
História

Segundo Vrubel, a instituição foi criada por um decreto em 23 de setembro de 1909 do então presidente da república Nilo Perçanha. A princípio, ela recebeu o nome de Escola de Aprendizes Artífices. Depois, ela passou a funcionar com o nome de Escola Industrial de Sergipe; posteriormente, passou a ser chamada de Escola Técnica e só a partir de 2002 é que ela passou a ser denominada de Cefet. “No momento, existe a tendência de que o Cefet seja transformado em um Instituto Federa de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe”, adianta.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais