Confira 13 tópicos que podem ser tema da redação do Enem no domingo

0
Estudante deve produzir um texto dissertativo-argumentativo (Foto: Educa Mais Brasil)

Milhões de brasileiros encaram o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em todo país, neste domingo, 3. A tão sonhada vaga no ensino superior depende do desempenho nas provas. Neste domingo, o teste traz questões sobre ciências humanas e linguagens, e aplicação da redação. Um bom texto dissertativo-argumentativo, como é exigido pelo Enem, pode ser fundamental na nota final da prova.

O tema da redação, em todos os anos, só é conhecido no momento em que o estudante recebe a prova. Uma das estratégias dos professores, nos últimos anos, é trabalhar temas que estão nos noticiários e que são possibilidades dentro do Enem. Abaixo, há uma lista com 13 possibilidades para 2019, divulgadas pelo Portal Educa Mais. Confira

1. Meio ambiente: preservação ambiental; exploração de recursos naturais; tragédias ambientais; avanço da pecuária sobre áreas verdes; aquecimento global; queimadas e desmatamentos.

2. Saúde pública: aumento de casos de doenças sexualmente transmissíveis entre jovens; gravidez na adolescência; surto de sarampo e polêmicas sobre vacinas.

3. Segurança pública: porte e posse de armas; crise do sistema penitenciário brasileiro; políticas de segurança pública e violência urbana.

4. Controle parental: exposição de crianças a jogos, filmes e vídeos impróprios e perigo do contato de crianças com a internet.

5. Obesidade no Brasil: crescimento dos índices de obesidade no Brasil; políticas públicas de combate à obesidade e obesidade infantil.

6. Mobilidade urbana: meios de transporte alternativos; estrangulamento das malhas urbanas e problemas no sistema de transporte público.

7. Evasão escolar: abandono da escola durante o ensino fundamental e médio.

8. Analfabetismo: desigualdade social e analfabetismo.

9. Crise hídrica: causas e consequências da crise hídrica no Brasil.

10. Consumo e sustentabilidade: desperdício e consumismo.

11. Bullying nas escolas: agressões e ameaças na escola; violência psicológica e preconceito.

12. Preconceito linguístico: diversidade linguística no Brasil e importância de não inferiorizar determinadas variações do idioma.

13. Esportes como inclusão social: importância do esporte como oportunidade para jovens pobres.

Com informações do Educa Mais Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais