Confira o chat com o professor de redação Dênison Sant´Ana

Nesta terça-feira o professor Dênison Venttura Sant´Ana esteve no Portal Infonet participando do Chat com os internautas. Na ocasião ele tirou dúvidas e deu dicas de como elaborar uma redação qualificada e ter sucesso no vestibular.

Entre outras coisas, ele afirmou que leitura é essencial para o desenvolvimento do raciocínio na hora de escrever. E ainda, uma boa dica é sempre inicializar o texto com a presença de substantivos e jamais utilizar gerúndios. Para aprender um pouco mais confira o chat na íntegra.

14:28:29 Mediador entra na sala

14:28:56 [Mediador] Boa Tarde!

14:30:38 [Mediador] Dentro de alguns instantes estaremos dando início ao chat com o professor de Redação Dênison Venttura Sant´Ana.

14:32:33 [Mediador] Você, caro internauta, já pode enviar sua pergunta clicando no campo ao lado: “Envie Sua Pergunta”. Aguardamos sua participação.

15:11:27 ProfessorDenison sai da sala

15:12:17 [Mediador] O professor já se encontra na sede da Infonet.

15:13:39 [Mediador] Tem início agora o bate-papo com o professor que terá uma hora de duração.

15:13:53 [Mediador] Cíntya pergunta: Olá Denisson, estou precisando muito de sua ajuda. Tive uma péssima base em redação ao decorrer do ensino médio e preciso correr contra o tempo para tentar ingressar na UFS em 2007. Gostaria que você citasse algumas regras básicas e exemplos de dissertação, para q possa treinar até janeiro.

15:16:34 [ProfessorDênison] Tenha como base inicial, a presença incessante de leituras qualificadas. Aqui no Estado, você pode acompanhar as crônicas direcionadas ao vestibular no Jornal da Cidade, caderrno B, página 6, todos os sábados. Além deste aspecto, trabalhe o texto dissertativo-argumentativo com a presença de 4 parágrafos no mínimo e 5 no máximo. Distancie-se da linguagem coloquial, obedecendo aos padrões da norma culta. Sucesso!

15:17:14 [Mediador] Diógenes pergunta: Você “chutaria” alguns temas que tenham boa chance de cair na prova?

15:20:00 [ProfessorDênison] Sou péssimo de chute… Na verdade, substitua a palavra “chute” por “percepção”. Basta atentar-se aos fatos que caractereizam a mídia em caráter nacional/mundial. Aqui na Infonet, tanto quanto no JC, temos crônicas que dizem respeito a este aspecto. A do último sábado, respectivamente nos dois meios de comunicação, tratam de cotas para negros e as chacinas e miserabilidade que caracterizam o contexto. Após, a eleição do presidente Lula, de uma má interpretação das “bolsas” existentes, …

15:20:44 [ProfessorDênison] discute-se em programas abalizados na GNT, GloboNews e o Futura, a ética. Elemento esse, momentaneamente confuso nos padrões e conceitos brasileiros.

15:22:08 [Mediador] Fabiana pergunta: como faço para desenvolver uma redação bem? Sempre na parte do desenvolvimento e da conclusão eu me embolo toda e acabo colocando coisas que não tem nada a ver.

15:24:48 [ProfessorDênison] Não se embole mais. As dúvidas de língua portuguesa, tire-as no meu programa na TV Alese, canal 16, Net. Quanto à estrutura do texto, tente a partir de hoje fazer a conclusão através de uma definição. O bom nesta técnica, é que o conceito se coerente, seu, será aceito. A introdução não deve possuir menos de 3 e mais de 5 linhas. Quanto ao desenvolvimento, sinteticamente dizendo, faça-o com a estrutura pautada em causa e conseqüência e possíveis aspectos positivos e nagativos. Na conclusão, …

15:26:12 [ProfessorDênison] lembre-se de que é o parágrafo designado para resolução do problema. Mais dúvidas, a partir das 22h, de domingo a domingo, entre em: venttura22@hotmail.com. Sucesso!

15:26:14 [Mediador] Joseane pergunta: você saberia dizer se existem diferenças nos critérios de correção para redações das universidades particulares sergipanas em relação à UFS?

15:28:13 [ProfessorDênison] Universidades são universidades. 3 conceitos norteiam as mesmas: o aspecto gramatical, a estrutura do pensamento e a expressividade. Esta percepção incorreta de que as universidades são relapsas inexiste. Todas as correções são feitas com mestria, posso afirmar-lhe, pois sou corretor presidente da Faculdade Pio Décimo e corretor da Universidade Tiradentes.

15:28:19 [Mediador] Juliane pergunta: a constante leitura de jornais, livros e revistas facilita uma boa redação? O que devo ler para a redação da UFS?

15:30:23 [ProfessorDênison] Primeiro ponto, o adjetivo bom/boa só é aplicado à pessoa. Em segundo, diz-se “redação qualificada ou abalizada”. Direcionando o questionamento, sim, a leitura é elemento imprescindível. Sucesso! Quanto à leitura da redação da UFS, trabalhe os temas de caráter social. Educação, saúde, perspectivas de vida, meios de comunicação de massa, relacionamentos humanos. Acompanhe as crônicas pelo JC.

15:30:49 [Mediador] Karen pergunta: Professor gostaria que você explicasse o que é a tão falada coesão/coerência? E como posso saber que o meu texto está coeso e coerente?

15:33:42 [ProfessorDênison] Chamamos de “coesão” a aplicabilidade concernente aos critérios gramaticais. A estrutura coesa de um termo em relação ao outro. Aplica-se “coerência” ao sentido criado através destes vocábulos, tendo relação direta com o nível de informação detido pelo aluno, que seqüencia a expressividade. Como saber? Uma boa leitura em meia voz cederá a você a dimensão de que texto produzido possui lógica, argumentos coerentes e estrutura coesa. Sucesso!

15:33:55 [Mediador] Pedro Lemos pergunta: uma professora minha me disse que não se pode começar uma sentença com gerúndio. Isso é verdade? E qual a melhor forma de começar a redação?

15:35:35 [ProfessorDênison] Todos os gerúndios devem ser evitados (termos). Inicialize o texto, preferencialmente, com a presença de substantivos. Além das formas no gerúndio, evite pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos em excesso, e o sufixo terminado em “-mente”. Sucesso!

15:35:55 [Mediador] André pergunta: Posso escrever minha redação na primeira pessoa?

15:38:08 [ProfessorDênison] Do plural, sem problema nenhum. Diz-se para fazê-la sempre de forma imparcial (terceiras pessoas). Mas não é o verbo que delimita imparcialidade, mas sim a apresentação da idéia. Fique à vontade para fazê-la em terceiras ou em primeira do plural. Só não use, de forma alguma, a primeira pessoa do SINGULAR. Sucesso!

15:38:22 [Mediador] Vanessa pergunta: como não mostrar de forma clara a minha opinião em uma redação?

15:41:58 [ProfessorDênison] Na verdade o texto quer a sua opinião, mas do ponto de vista equilibrado e coletivo. O que não deve ser colocado em prática é o critério circusncrito à pessoalidade. Tendências muito particulares em relação a temas polêmicos, como religião, sexualidade, etnia. Ao presenciar estas temáticas, analise-as atribuindo às mesmas os aspectos positivos e negativos. Desta forma, saberemos que você possui uma opinião equilibrada em relação à análise proposta. Sucesso!

15:42:07 [Mediador] Marcos pergunta: Qual a dica que você dá para eu não perder a linha de raciocínio no meio da redação?

15:43:48 [ProfessorDênison] Raciocínio. Tenha atenção na exposição dos fatos. Antes de começar o texto, delineie quais são os pontos que deseja abordar. Trace uma relação lógica/coerente entre eles e não haverá fuga parcial ou total do tema. Sucesso!

15:44:00 [Mediador] Gentil Gomes: qual a diferença entre argumentar, descrever e dissertar?

15:46:45 [ProfessorDênison] Dissertar é apresentar o fato. Dissertar-argumentativamente é comprovar o fato: causa, conseqüência, aspectos positivos, aspectos negativos, dados estatísticos, exemplos de caráter nacional. A descrição é um outro tipo de texto, no qual não se analisa, não se comprova. Na maioria dos textos, a descrição está inserida me textos narrativos. Podemos fazê-lo, a descrição, de duas formas: física e psicológica a vários elementos. Dentre eles, pessoas, animais, ambientes, objetos. Sucesso!

15:47:22 [Mediador] Agradecemos ao professor e internautas pelo bate-papo e abrimos o espaço para as considerações finais.

15:53:42 [ProfessorDênison] Alunos, fique claro, portanto, que o processo de construção necessita de 3 elementos: base gramatical, técnicas de estruturas do texto e no mais, informação/leitura. Na segunda etapa, confiem em vocês mesmos, não desprezem o seu potencial e caso queiram mais esclarecimentos, repito, leiam o JC todos os sábados, caderno B página 6, assistam à TV Alese, canal 16 e acessem o msn venttura22@hotmail.com ou busque pelo nome “Dênison Ventura Sant”Ana” no Orkut. Deixe as dúvidas e tirarei as mesmas…

15:53:52 [ProfessorDênison] Sucesso, felicidades e boas provas!

15:54:20 ProfessorDênison sai da sala

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais