Conselheiros do Estado e Município participa de encontro

O evento ocorrerá até quarta-feira, 14 (Foto: Ascom Seed)

Uma palestra do presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO), José Geraldo de Santana Oliveira, marcou a abertura do II Encontro Estadual dos Conselhos de Educação. Interagindo com a plateia, ele abordou o tema: "Responsabilidades dos Conselhos de Educação no Sistema Nacional de Educação".

O evento, que vai até quarta-feira, 14, e aborda o tema "Regime de Colaboração: Desafios e Possibilidades", tem apoio da Secretaria de Estado da Educação. O secretário Belivaldo Chagas foi representado pela professora Nádia Cardoso, diretora da DEA. Antes da solenidade, aconteceu a apresentação do quinteto da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Logo em seguida, a presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe, Eliane Passos Santana, desejou boas-vindas aos participantes e fez um breve histórico das ações do CEE/SE. "O nosso objetivo é cada vez mais fortalecer o sistema educacional de Sergipe, e para isso devemos contar com a participação de todos os conselheiros estaduais e municipais, importantes parceiros dessa luta", ressaltou.

De acordo com Eliane Passos, hoje cerca de setenta por cento dos municípios sergipanos têm conselhos de educação. "Nossa meta é chegar a cem por cento. Neste encontro estadual objetivamos também despertar um alto nível técnico durante os debates e as discussões que devem ocorrer entre os participantes", disse a presidente do CEE/SE. Para o palestrante da noite, José Geraldo de Santana, educação de qualidade é um direito de todos e não apenas da minoria da população.

Padrão Social

"É preciso chamar mais a população para se aproximar dos conselhos de educação. Este papel deverá ser desempenhado pelos conselheiros, que estão no dia a dia com a comunidade", disse. Para o presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás, é preciso criar um padrão social de educação básica no país. "Devemos promover sempre o debate das políticas públicas e envolver mais a sociedade nessa discussão para que possamos atingir um nível de educação que seja satisfatório para todos os brasileiros", disse José Geraldo.

O reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, disse que para se conseguir a transformação educacional que todos desejam é preciso sensibilizar as famílias de que a educação é o maior bem que se pode oferecer a um filho. "A educação é a base de tudo do ser humano; daí ter importância fundamental", disse. Uchoa defendeu a preservação do patrimônio público.

"Não é admissível que as escolas públicas sejam danificadas em pouco tempo de inauguradas. Devemos conscientizar nossos alunos de que aquele patrimônio deve ser usado de forma correta para o próprio bem deles", opinou. Além de vários conselheiros estaduais e municipais, participaram da solenidade o promotor de Justiça, Luiz Fausto Valois, da Promotoria de Educação; o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe, professor João Argolo; o representante da Secretaria de Educação de Aracaju, professor Marcos Passos, e o diretor da DRE 2, Dimas Rabelo dos Santos.

Programação

Nesta terça-feira, 13, a partir das 14h, será realizada uma mesa-redonda com o tema "Ciclo de Alfabetização e Letramento", com o Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, coordenada pelo conselheiro Manuel Alves Prado Neto.

Na quarta-feira, 14, dia do encerramento, a partir das 8h30, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Aracaju, professor Valtênio Paes de Oliveira, ministrará palestra sobre "Competências dos Conselhos Municipais de Educação", coordenada pela conselheira Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

Às 10h30 haverá a participação da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), com a palestra "Ações e Desafios", ministrada pelo coordenador regional da UNCME/SE, professor Manuel Humberto Gonzaga Lima, e coordenada pelo conselheiro Hudson César Veiga Feitosa.

À tarde, a partir das 14h, o vice-presidente do CEE/SE, João Bosco Argolo Delfino, falará sobre a experiência do CEE/SE na elaboração de pareceres e resoluções. A palestra será coordenada pela conselheira Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy Souza. O encerramento ficará por conta dos debates sobre as experiências exitosas dos Conselhos Municipais de Educação, que serão coordenados pela conselheira Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

Fonte: Ascom Seed

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais