Consulta Pública sobre o ensino médio em SE termina no domingo, 23

0
A Consulta Pública é uma etapa amplamente participativa do processo de elaboração do currículo, e garante a legitimidade e a representatividade no território (Foto: Seduc)

Os professores, gestores escolares, diretores Regionais de Educação, profissionais da Educação, técnicos da Seduc, comunidade escolar, estudantes de licenciatura e pessoas da sociedade civil interessadas em participar da II Consulta Pública da Proposta Preliminar do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio têm até o próximo domingo, 23, para acessar o documento, conhecê-lo e enviar suas contribuições. A consulta foi lançada em 20 de julho pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e pode ser acessada no Portal Estude em Casa, através do link:https://bit.ly/cpcurriculodesergipe

A Consulta Pública é uma etapa amplamente participativa do processo de elaboração do currículo, e garante a legitimidade e a representatividade no território. Ela propicia a participação dos múltiplos atores-chave que serão beneficiados pelo novo currículo estadual. Essa ação tem como objetivo permitir que todos os interessados deem suas contribuições na construção coletiva do Currículo de Sergipe – Ensino Médio, deixando-o com a identidade do Estado, atendendo às expectativas e necessidades específicas de cada região e incorporando a diversidade do território sergipano ao documento.

Ana Lúcia Lima,coordenadora estadual do Currículo de Sergipe e diretora do Departamento de Educação (Foto: Seduc)

A Proposta Preliminar do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio foi elaborada por uma equipe de redatores e, na ocasião do seu lançamento, foi apresentada pelos coordenadores de cada área, destacando que os professores, quando forem analisá-la e enviar suas contribuições e sugestões, devem levar em conta a necessidade de se fazer um “diálogo” entre as competências, habilidades e o objeto de conhecimento.

Segundo a coordenadora estadual do Currículo de Sergipe e diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Lima, uma das metas neste ano de 2020 é a conclusão do Currículo do Ensino Médio, e por isso, se faz necessária a realização de consultas públicas. A primeira foi realizada em dezembro do ano passado, momento em que a coordenação estadual do Currículo de Sergipe recebeu contribuições para a Formação Geral Básica. “Agora, nessa segunda consulta pública, todos vão poder contribuir com a construção coletiva do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio. Depois que se encerrar o prazo, os redatores, juntamente com os articuladores de área e a equipe do Serviço de Ensino Médio, irão analisar todas as contribuições, sistematizá-las verificar a legalidade e a pertinência delas. Depois disso será elaborada uma versão pós-consulta pública, que será encaminhada ao Conselho Estadual da Educação em setembro. O CEE vai apreciar a proposta, e a gente aguarda que até dezembro ela seja homologada para o Sistema Estadual de Ensino” explicou Ana Lúcia.

Seminários

A Seduc, por meio do Serviço de Ensino Médio, vinculado ao Departamento de Educação (DED), realizou uma série de seminários por meio digital na Plataforma Google Meet, com o objetivo de engajar professores e demais interessados em participar do processo de construção coletiva do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio, a fim de coletar contribuições para a proposta preliminar do documento. Nos dias 6 e 7 de agosto, os seminários foram relativos à Formação Geral Básica, e nos dias 13 e 17, sobre os Itinerários Formativos.

Fonte: Seduc

Comentários