Crianças aprendem papel do Legislativo com atividades recreativas

0
Crianças participam de atividade na Escola do Legislativo. (Foto: Portal Infonet)

Um projeto de apresentação do Poder Legislativo a crianças dos 8 aos 11 anos foi lançado na manhã desta sexta-feira, 4, na Escola Legislativa da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Intitulado “Conhecendo o Parlamento Kids”, o programa faz parte de um cronograma de ações da Câmara voltadas à divulgação da atividade legislativa a adultos, jovens e crianças

Diretor da Escola Legislativa, Vander Costa, explica objetivos do projeto. (Foto: Portal Infonet)

O diretor da Escola Legislativa da Câmara Municipal de Aracaju, Vander Costa, explica que o intuito do projeto é atrair às crianças para o entendimento da atividade, cujo papel na sociedade costuma não ser apresentado nos seus primeiros anos de vida. “Inicialmente, criamos o Conhecendo o Parlamento Jovem e hoje estamos lançando esse novo projeto, com crianças da rede pública, de 8 a 11 anos, aos quais ensinamos, de forma lúdica, com brincadeiras, teatro, para que eles possam conhecer o papel e a função dos vereadores e do prefeito”, salienta.

Vander Costa conta que o projeto será executado ao menos uma vez ao mês em parceria com as redes municipal e estadual da educação pública. “Vai depender da demanda das escolas. Temos uma parceria com a rede estadual e com a municipal e eles encaminham grupos de 25 alunos para fazerem oficinas e teatros, além de participarem das eleições para vereador mirim”, complementa o diretor.

Professora Jane Gleide: “É muito importante para ampliar o conhecimento deles e despertá-los ao interesse pelo estudo”. (Foto: Portal Infonet)

A professora do 3º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Manoel Franco Freire, Jane Gleide, identifica que o projeto age de forma primordial na capacidade intelectual dos alunos. “É um momento fora da escola em que eles conhecem um pouco do município, além de ser um ambiente diferenciado, diferente do que eles veem diariamente. É muito importante para ampliar o conhecimento deles e despertá-los ao interesse pelo estudo”, conclui.

O evento ocorrerá ainda no período da tarde e a estima da organização é de que cerca de 200 alunos, de turmas diferentes, se insiram no projeto e participem das atividades.

por Daniel Rezende

Comentários