Cursos de curta duração e oficinas terão turmas de EAD

0
Inicialmente, a plataforma será utilizada para capacitar servidores municipais (Foto: Fundat)

A oferta de cursos de curta duração e oficinas de aperfeiçoamento é uma realidade prioritária na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Somente no ano passado, esta prática resultou na disponibilização de 3.900 vagas aos aracajuanos, totalizando 162 turmas abertas. Na busca de uma aprendizagem cada vez mais acessível, a Fundat inaugura em 2015 uma ferramenta desenvolvida para atender à modalidade de Educação a Distância (EAD).

Os cursos livres proporcionados pela prefeitura já alcançam diversos pontos da cidade, por meio das Unidades de Qualificação e Produção (UQPs), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), associações comunitárias e instituições parceiras. Diante da nova alternativa, os cidadãos estarão mais flexíveis a ingressar em turmas que até então eram inviáveis – ou por serem ofertadas em bairros mais distantes, ou em razão do horário das aulas presenciais.

"A ideia surgiu em novembro de 2013. Observamos que a ferramenta poderia nos ajudar, capacitando em larga escala", afirma Roberto Júnior, coordenador executivo de Tecnologia da Informação da Fundat. Primeiramente, a plataforma será utilizada para capacitar servidores da Fundação e das demais secretarias municipais. Em seguida, o público externo passará a ter acesso ao serviço. "É um sistema bem prático e autoexplicativo", garante o coordenador.

Nas turmas em que a opção a distância estiver disponível, os alunos encontrarão uma variedade de conteúdos: vídeo aulas, artigos em formato PDF e DOC, questionários, exercícios, fóruns de discussão e chats, além de uma biblioteca virtual. "Já na página inicial do sistema existe um curso para explicar a usabilidade do método EAD", informa Roberto, ressaltando que o ambiente virtual possui estrutura semelhante à utilizada por outras instituições de ensino.

Crescimento

Nos últimos anos, com o avanço cada vez maior do acesso à internet pela população, a adoção da metodologia de EAD tornou-se uma prática viável às pessoas que buscam conhecimento. Dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) mostram que, em 2009, houve 528.320 mil matrículas neste formato. Já em 2012, o número de matrículas em EAD saltou para 5.772.466 milhões, incluindo graduações, pós-graduações, cursos livres e executivos.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais