Cursos on-line são ofertados pela Fundação Getúlio Vargas

0
As especializações, além de gratuitas, explicam sobre direito e os deveres na internet (Foto: Agência Educa Mais Brasil)

Centenas de cursos gratuitos de curta duração em diversas áreas do conhecimento estão sendo disponibilizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Não há processo seletivo e para participar o estudante precisa apenas se inscrever através do site da instituição.

Entre os cursos oferecidos, alguns abordam sobre os direitos e os deveres na internet e examinam o comportamento dos usuários nas redes sociais. Os cursos são autoinstrucionais, sendo assim, podem ser realizados no ritmo do estudante.

No final do processo, o estudante que obter nota igual ou superior a 7 (sete) poderá ter acesso a uma declaração que possibilitará comprovar a participação. Listamos abaixo as opções de cursos gratuitos ofertados:

Ofensas e Ódio na Internet apresenta a ação dos “haters” (“odiadores”, em tradução livre do inglês), mostrando algumas ferramentas que podem ser usadas para prevenir e combater a sua ocorrência.

O curso Superexposição na Internet examina a questão e, por meio de casos hipotéticos e reais, expõe algumas práticas de prevenção e orientações de como agir nas circunstâncias em que a superexposição já ocorreu.

Dados para o Bem (Data for Good) explica como contribuir para o uso de informações em prol da sociedade. O curso aborda as possibilidades e ferramentas que visam buscar soluções para problemas do cotidiano.

Liberdade de Expressão debate os limites e os desafios introduzidos pela popularização do uso da internet. Do significado de liberdade de expressão aos desdobramentos desse princípio na web, o curso mostra como identificar os limites da liberdade em situações concretas.

O curso Saúde Física e Mental na Internet apresenta um panorama dos principais problemas causados pela internet à saúde mental e física, ressaltando estratégias para lidar com tais problemas na prática.

Outras oportunidades de cursos gratuitos para todos os públicos

O Educa Mais Brasil, plataforma de incentivo estudantil, também disponibiliza em seu site uma seleção de instituições que oferecem cursos on-line e gratuitos em diversas áreas do conhecimento. O Educa oferece bolsas de estudo com até 70% de descontos em diferentes modalidades de ensino. A inscrição é gratuita e pode ser feita durante todo o ano.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil com informações do site Catraca Livre

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais