Definido o calendário da Olimpíada Brasileira de Física

0
A iniciativa, que é realizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), visa à valorização da escola pública, à melhoria do ensino e estudo das ciências. (Foto: Divulgação)

Já está definido o calendário 2021 para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). As unidades de ensino poderão se credenciar no período de 23 de agosto a 4 de outubro, por meio do endereço eletrônico: www.sbfisica.org.br/. A iniciativa, que é realizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), visa à valorização da escola pública, à melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. Podem participar estudantes da rede pública matriculados no Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental.

A OBFEP, de um ponto de vista mais geral, insere-se no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes. Visa-se, assim, com a competição, o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade. Na olimpíada são premiados estudantes, escolas e professores. Os estudantes mais bem classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

As provas da 1ª Fase conterão questões de múltipla escolha e serão aplicadas no dia 19 de outubro, na própria escola. O gabarito da 1ª Fase será divulgado no dia 21 de outubro. Até 1º de novembro será o prazo para que os professores cadastrem na área a eles restrita os nomes completos dos alunos que fizeram a 1ª Fase com as notas obtidas e indiquem o nome do professor de cada aluno. Três de novembro será a data máxima para divulgação pela Comissão da OBFEP do número mínimo de acertos necessários para o estudante ser classificado para a 2ª Fase e da relação dos alunos classificados. Já a aplicação da 2ª Fase ocorrerá no dia 4 de dezembro. O resultado final será divulgado em 28 de fevereiro de 2022.

O professor Jorge Monteiro, técnico da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), informa que, caso as escolas necessitem de assistência acerca da OBFEP, podem entrar em contato com o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional/ Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Dase/Seades), por meio do endereço de email: jorgehenrique.monteiro@seduc.se.gov.br, ou no site da olimpíada: sbfisica.org.br, onde poderão ser consultados na íntegra o calendário e o regulamento.

Fonte: Ascom/Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais