Dia D da Base Nacional Comum Curricular ocorre nesta quinta

O dia 2 de agosto foi a data escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), para promover um Dia D de discussão da BNCC para o Ensino Médio (Foto: SEED)

O Dia D da BNCC para o Ensino Médio acontece em escolas estaduais e municipais do país e é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselhos. A ação tem como objetivo promover uma grande consulta pública sobre a Base e, ainda, receber sugestões de melhorias.  Mais de 28 mil escolas públicas e particulares de todo o país são convidadas a participar, envolvendo 509 mil professores.

Em Sergipe, o Dia D será promovido nas próprias escolas. Cada uma delas deverá reunir o corpo docente do Ensino Médio para a realização de cinco atividades. A principal delas é o preenchimento do formulário de avaliação da BNCC. Nesse momento, de acordo com a atividade proposta, os professores serão divididos por áreas de conhecimento, para analisar as competências e habilidades.

As cinco atividades são: Primeira – A BNCC na nossa Escola, buscará esclarecer as dúvidas sobre a Base; Segunda – Que cidadão queremos formar na escola?, reflexão sobre a formação do estudante; Terceira – As 10 competências no contexto da escola, após a leitura das competências, será feita uma análise considerando a relação com a atividade anterior; Quarta – A análise da atual proposta da BNCC, na oportunidade, os professores irão se dividir em cinco grupos (língua portuguesa, linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas) e Quinta – O que aprendemos?, os participantes deverão listar as impressões sobre o que foi tratado e compartilhado com os colegas.

De acordo com a chefa da Semed, Joniely Cheynne Moura Cruz, no que se refere à implementação da BNCC, Sergipe é referência nacional por conta do regime de colaboração.

“O Dia D é um momento de estudo tanto da equipe gestora das escolas, quanto dos professores. As redes pública, municipal e particulares de todo o território nacional participarão da iniciativa. Logo em seguida, após o dia 2, o Consed irá disponibilizar o material para consulta pública. Assim, os professores, por área de conhecimento, poderão fazer as contribuições”, explicou Joniely Cheynne Moura Cruz.

O redator de geografia e coordenador pedagógico da DRE 4, José Joaquim Silva Santos, elogia as ações da Seed. “O Dia D possibilitará que os professores das redes participem deste momento de discussão e contribuição. No Estado, é inegável que a implementação da BNCC e a construção do currículo sergipano está acontecendo de maneira democrática, por meio do regime de colaboração com os munícipios”, reconheceu.

Compartilhando desta mesma opinião, a coordenadora pedagógica da DRE  8, Elizabete de Lacerda Rios, afirmou que o trabalho realizado, em Sergipe, serve como modelo para os demais estados.  “Esse espaço é muito importante, pois prioriza mais um momento de discussão e alinhamento para que possamos contribuir, de forma efetiva, na construção do nosso currículo sergipano”, disse.

BNCC

A Base é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996). Ela deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A implementação da BNCC está prevista na Meta 2 do Plano Nacional de Educação (PNE). O documento no item 2.2 estabelece que se faz necessário pactuar entre União, Estados, Distrito Federal e Munícipios, no âmbito da instância permanente de que trata o parágrafo 5°, do artigo 7º desta Lei, a implantação dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que configurarão a base nacional comum curricular do ensino fundamental.

A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera desenvolver pelos alunos ao longo da escolaridade básica. Orientada por princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. A Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

BNCC não é currículo

A BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Para a elaboração do currículo sergipano a Seed firmou a parceria com as secretarias municipais para construir uma proposta curricular.

Ao longo deste ano e em 2017, foram realizados diversos encontros com a Comissão Estadual de Mobilização para a Implementação da BNCC no Estado. Esse comitê conta com a participação, envolvimento e colaboração dos representantes da Seed, União dos Dirigentes Municipais de Educação  (Undime), Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Federação dos Estabelecimentos Particulares do Estado de Sergipe (Fenen) e Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).

Desde 2015 a Base começou a ser elaborada e no ano 2016 a Seed realizou seminários regionais para levar para os professores o conhecimento do documento. Ainda em 2016, o Ministério da Educação realizou Seminários Estaduais, houveram audiências públicas nas cinco regiões do Brasil e em seguida o documento foi homologado.  No ano passado foram realizados diversos encontros com os grupos de estudos e membros da comissão. No ano de 2018 estão sendo realizados mais atividades para fomentar a discussão e reflexão e a previsão é que em 2019 se inicie a implantação do documento.

Material de Apoio para o Dia D

Todos os materiais de apoio para o Dia D estão disponíveis no site http://diadensinomedio.consed.org.br.Fonte: SEED 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais