Educação discutirá resultado de pesquisa sobre leitura

0

A pesquisa tem por objetivo avaliar o comportamento do leitor brasileiro (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Comissão de Educação e Cultura realizará nesta quinta-feira, 29, audiência pública para discutir os resultados da terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, que tem por objetivo avaliar o comportamento do leitor brasileiro.

O debate foi proposto pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e pelo deputado Artur Bruno (PT-CE). O resultado da pesquisa será apresentado no dia anterior, 28, no 2º Seminário Retratos da Leitura no Brasil, que será realizado no Centro de Convenções de Brasília.

Com a visita a mais de 5 mil municípios brasileiros, o propósito da pesquisa é diagnosticar e medir o comportamento leitor e levantar junto aos entrevistados opiniões relacionadas à leitura. Para isso, foi utilizada a pesquisa quantitativa de opinião com aplicação de questionário estruturado por meio de entrevistas presenciais (com duração média de uma hora).

O desenvolvimento do estudo foi realizado sob a coordenação do Instituto Pró-Livro, com apoio da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), da Câmara Brasileira de Livros (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e de especialistas responsáveis pela análise dos dados coletados.

Foram convidados para a audiência:
– o ministro da Educação, Aloizio Mercadante;
– a ministra da Cultura, Ana de Hollanda;
– o diretor-geral do Centro Regional Para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc/Unesco), Fernando Zapata;
– a presidente do Instituto Pró-Livro, Karine Gonçalves Pansa.

A reunião será realizada às 10 horas, no Plenário 10.

Fonte: Agência Câmara

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais