Educadora dá dicas para aliviar ansiedade antes da prova do Enem

Educadora e coach, Erenita Sousa destaca que é preciso mudar o foco da mente na preparação para o exame. (Foto: Arquivo pessoal)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece em todo o Brasil a partir deste domingo, 21. Por conta disso, muitos estudantes acabam não sabendo lidar com o stress e a ansiedade causados pela prova.

A educadora e coach Erenita Sousa diz que evitar a expectativa pode ajudar na preparação para o Enem. “É preciso aprender a respirar, manter o equilíbrio, manter o foco. Para que quando for fazer o Enem, você esteja bem equilibrado, bem emocionalmente. Você ficar na expectativa de ‘será que estou bem?’ ‘será que não estou?’, isso só vai gerar mais a ansiedade e mais desespero. Então, a gente precisa aprender a respirar mais, focar no conteúdo aprendido, se não gera um desequilíbrio e expectativa da ansiedade”, afirma Erenita.

Apesar da concentração para a prova, os estudantes tem formas de abstrair para lidar com a ansiedade. Segundo Erenita, mudar o foco da mente também é necessário. “Um dos fatores primordiais é você fazer algo que venha lhe dar uma tranquilidade e sair um pouco do foco. O que se pode fazer nesses dias que antecedem o Enem? Fazer algo que lhe dê felicidade. Caminhar na praia, assistir um filme. Tem que mudar o foco da sua mente pra que você possa relaxar o seu corpo e ter uma tranquilidade melhor”, diz a educadora.

Para o dia da prova, também há formas de se preparar e lidar com a ansiedade. “Antes da prova, o ideal é a pessoa se alimentar de forma mais leve, acordar com o horário com antecedência, que chegue com antecedência no local da prova. É importante reconhecer o ambiente para seu corpo sentir. Ir com uma roupa confortável. Todas essas preparações são importantes para se sentir seguro naquele momento,” completa Erenita.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais