Educadores recebem capacitação sobre cultura afro-brasileira

O professor Rivaldino Santos defende a importância do conhecimento afro-brasileiro ainda no ensino fundamental (Foto: Arquivo Infonet)

O Ministério Público de Sergipe, através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Copier), iniciou na manhã desta sexta-feira, 17, uma capacitação destinada a educadores de redes estaduais e municipais de ensino. O evento será dividido em quatro etapas e tem como base o cumprimento da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes de educação.

O projeto Ilé-Iwé pretende realizar a formação de ensino com uma metodologia que une educadores a diversas redes de ensino, como uma maneira de conhecer e acompanhar quais as práticas que as escolas estão exercendo para disseminar conteúdos sobre questões raciais.

Um dos objetivos da capacitação é ressaltar a importância da quebra de pensamentos racistas ainda no ensino fundamental, assim como acredita o professor Rivaldino Santos. “Ninguém nasce machista, nem racista e aprende tudo isso na escola. Acreditamos que se a luta contra o racismo for iniciada numa sensibilização ainda no ensino fundamental,  a gente consegue criar gerações antirracistas”.

As parcerias entre os órgãos de ensino estendeu o projeto aos professores dos municípios de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, além dos docentes da rede estadual.  Para a Coordenadora de Serviço de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Adriane Damascena, a união de diferentes redes é algo fundamental para a educação continuada, estabelecendo uma rede integrada no estado de Sergipe.

por Juliana Melo 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais