EJA: matrículas na rede estadual começam nesta segunda-feira, 24

O período de matrículas prosseguirá até o dia 7 de agosto com a previsão de 1.500 vagas para os jovens e adultos que desejam ter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio (Foto: Seduc)

As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) referente ao segundo semestre de 2023 serão iniciadas na rede estadual nesta segunda-feira, 24,  Serão ofertadas 1.500 vagas para todo o estado, distribuídas nas 147 unidades de ensino que ofertam essa modalidade.

A matrícula para o segundo semestre seguirá etapas, conforme o cronograma definido para a campanha de Matrícula Online 2023 na Rede Estadual de Ensino. A primeira fase se dará na seguinte forma: matrícula para alunos da Rede, de 24 de julho até 27 de julho; matrícula para egressos da Rede Pública Estadual, de 28 de julho até 2 de agosto; matrícula para candidatos à rede, de 3 de agosto até 7 de agosto.

O interessado que desejar se matricular deverá acessar o Portal da Matrícula Online, no endereço eletrônico matriculaonline.seduc.se.gov.br. Caso haja necessidade de suporte tecnológico, o candidato poderá ir presencialmente a uma das unidades de ensino que ofertam a modalidade.

Um dos pré-requisitos para conseguir se candidatar à vaga é que o interessado tenha, no ato da matrícula, a idade mínima exigida de 15 anos para cursar o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos.

O curso tem duração de três semestres, totalizando 18 meses. A modalidade é ofertada, principalmente, no turno noturno, dentro das 147 escolas públicas estaduais que se destinam a esse segmento.

A metodologia utilizada será com a pedagogia de projetos, e também serão abordadas todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A média manterá o que é adotado por toda a Rede Estadual de Ensino, tendo como nota 5,0. O início do segundo semestre está previsto para dia 7 de agosto, e o encerramento do ciclo letivo para o dia 20 de dezembro.

Certificação e Curso Profissionalizante

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica que oferece oportunidade para retomada dos estudos, o que permite que o aluno conclua a trajetória escolar em menos tempo e, desta forma, obtenha qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

A Seduc disponibiliza, também, a oportunidade de quem quer já sair da EJA com certificado de conclusão de ensino e, complementar a isso, com formação profissionalizante, saindo, assim, mais qualificado para o mercado de trabalho. Para este objetivo, a Rede Estadual oferta três unidades de ensino para essa modalidade, são elas: Colégio Estadual Olavo Bilac, em Aracaju; Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Marcos Ferreira, em Simão Dias, e; Centro Estadual de Educação Profissional Governador Marcelo Déda Chagas, em Carmópolis.

Com informações da Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais