Enem 2023: três participantes de SE alcançaram nota 1.000 na redação

60 participantes alcançaram a nota máxima na redação (Foto: Agência Brasil)

Três sergipanos estão entre os 60 participantes que alcançaram a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados foram anunciados na manhã desta terça-feira, 16. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, na edição do Enem 2023 um total de 60 alunos tiraram a nota máxima na redação. Em Sergipe, três alunos conquistaram o mil na prova escrita.

Com o tema ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’, o número de pessoas que alcançaram a nota máxima cresceu mais que o dobro. No Enem 2022, apenas 18 participantes alcançaram a nota mil, já nesta edição, o número cresceu para 60.

“Entendemos que a principal razão para esse aumento foi o tema, que trouxe assuntos relevantes e amplamente discutidos. Isso permitiu que os participantes pudessem discutir o tema com mais fluidez, o que trouxe esse aumento nas notas mil”, comenta o diretor de avaliação da educação básica, Rubens Lacerda.

O exame realizado anualmente é a porta de ingresso de alunos do Brasil todo em instituições de ensino superior da rede pública, além de permitir a concorrência em universidades privadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Prouni). Entre os blocos da prova, a redação é destaque, já que é uma etapa classificatória.

Confira a relação de participantes que tiraram nota máxima na redação por estado:

Acre – 0
Alagoas – 0
Amapá – 0
Amazonas – 1
Bahia – 4
Ceará – 4
Distrito Federal – 1
Espírito Santo – 2
Goiás – 4
Maranhão – 0
Mato Grosso – 0
Mato Grosso do Sul – 0
Minas Gerais – 2
Pará – 3
Paraíba – 0
Paraná – 0
Pernambuco – 2
Piauí – 6
Rio de Janeiro – 7
Rio Grande do Norte – 6
Rio Grande do Sul – 6
Rondônia – 0
Roraima – 0
Santa Catarina – 1
São Paulo – 7
Sergipe – 3
Tocantins – 1

 

Por Carol Mundim e Verlane Estácio com informações do Inep

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais