Enem: gabarito e cadernos da prova serão divulgados amanhã, 13

Foto: Agência Educa Mais Brasil

Os gabaritos e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão disponíveis a partir de amanhã, 13. Os candidatos podem realizar as consultas em três locais: site do Enem; portal do Inep e aplicativo do Enem disponível nas lojas virtuais de celular.

Quem leva o caderno de questões para casa acaba tendo a possibilidade de conferir número de questões que conseguiu acertar, muitos na tentativa de calcular a nota. Mas afinal, é possível saber a nota do Enem com o gabarito?

Mesmo tendo como ter uma ideia de como foi o desempenho geral na avaliação, não é possível saber a nota exata por meio do gabarito. Isto porque método de correção tem como base o TRI, a chamada Teoria de Resposta ao Item, que leva em conta o grau de dificuldade das questões durante a correção. Essa teoria analisa a coerência das respostas marcadas, atribuindo peso diferenciado para as respostas aleatórias e para os acertos garantidos por conhecimento.

Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Quem tem o sonho de estudar fora do Brasil pode, ainda, usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais