Enem: saiba quais critérios e como pedir a reaplicação das provas

Enem: saiba quais critérios e como pedir a reaplicação das provas (Foto: Marcel Casal Jr/Agência Brasil)

O participante do Enem 2021 já pode pedir a reaplicação das provas. O prazo começou nesta segunda-feira, 29, e vai até a sexta-feira, dia 3 de dezembro. O pedido vale tanto para quem perdeu o primeiro, o segundo ou os dois dias de aplicação do exame. A reaplicação será confirmada por meio da página do participante.

Critérios 

Quem tem direito?

Participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas.

Como solicitar?

No caso de doenças infectocontagiosas, inserir documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação reaplicação.

Onde?

Página do Participante do Enem

Reaplicação das provas?

9 e 16 de janeiro de 2022

Regras para solicitar reaplicação

O participante deve inserir, obrigatoriamente, documento legível que comprove a doença. A documentação deve ser em formato PDF, PNG ou JPG, com no máximo 2 MB, e deve constar:
▪ nome completo do participante;
▪ diagnóstico com a descrição da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID 10);
▪ assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
Doenças infectocontagiosas: coqueluche, difteria, doença invasiva por
Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites,
varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem,
sarampo, rubéola, varicela e COVID-19.

Abstenção no segundo dia

Segundo o balanço do Ministério da Educação, em Sergipe cerca de 12.471 participantes não compareceram ao segundo dia de provas – o que corresponde ao total de 25,9% de abstenções. Já 35.736 candidatos marcaram presença na segunda etapa – o que corresponde a 74,1%.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais