Escola Amiga da Voz: certificação na segunda-feira, 16

Seed certificará dez escolas públicas (Fotos: Ascom/SEED)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Rede Qualivida, promove na próxima segunda-feira, 16, no auditório da Codise, a Certificação Escola Amiga da Voz, que faz parte do Programa de Educação Vocal. O evento tem por objetivo divulgar e premiar as escolas que obtiveram bons resultados das atividades de educação vocal. Serão premiadas 10 escolas da rede estadual de ensino – uma por Diretória Regional de Educação (DRE) – , participantes  das oficinas de voz e da avaliação da comissão julgadora.

Como programação do evento acontecerá a entrega dos prêmios às escolas, além da apresentação dos trabalhos realizados pelas unidades e mostra de vídeos educativos sobre educação vocal produzidos pela SEED. O programa conta com a parceria da Academia Brasileira de Laringologia e Voz e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Secção Sergipe, além do apoio da UFS e Conselho Regional e Associação de Fonoaudiologia.

O programa de educação vocal existe desde 2008, com o trabalho de oficinas de voz em todas as escolas da rede estadual. A partir de 2009, o trabalho se ampliou, dando a oportunidade para as escolas criarem estratégias para multiplicar as ações que envolvam a comunicação e os cuidados com a voz e consequentemente as unidades escolares com projetos bem sucedidos sejam premiadas através da certificação.

Segundo a coordenadora do Programa de Voz, Neusa Sales, antes do programa, 65% dos professores apresentavam queixas e problemas relacionados à voz. "Depois do projeto percebemos a redução dos sintomas, ambiente de trabalho mais harmonioso para os alunos, além da melhora significativa no processo de ensino e aprendizagem", ressaltou.

Desde o início do projeto, mais de 5000 mil educadores já foram beneficiados. Neusa acrescenta que o projeto tem tido uma adesão de 100% das escolas. "O interesse e a participação das escolas têm sido crescente. Toda a comunidade escolar tem sido envolvida, desde professores, alunos, coordenadores de ensino, merendeiras, entre outros…", enfatizou a coordenadora.

Certificação

Atividades realizadas por meio do Programa Educação Vocal

A certificação Escola Amiga da Voz foi criada em 2009 através da portaria nº 1589/2009, quando 14 escolas participaram da primeira edição do projeto. A primeira escola certificada foi a Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto.  No ano de 2010 foi certificada a Escola Estadual Maria Augusta Carvalho Ribeiro, também em Lagarto. Todas as escolas participantes da certificação receberam um troféu, uma placa de certificação, um certificado e squeezes (garrafas plásticas), distribuídos ao corpo docente e ao discente, como incentivo à ingestão de água.

Fonte: Ascom/SEED

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais