Escola de Recursos Marítimos e Hídricos na Barra

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A deputada Ana Lúcia (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O aproveitamento do potencial marítimo e hídrico do Estado de Sergipe pode gerar desenvolvimento social e divisas, caso seja atendida a solicitação da deputada Ana Lúcia (PT) para a implantação de uma Escola Estadual Profissionalizante em Recursos Marítimos e Hídricos no município da Barra dos Coqueiros. A deputada sugeriu a criação desta escola através de indicação protocolada na Assembleia Legislativa. Assim que for aprovado, o documento será direcionado aos secretários de Estado de Educação, Belivaldo Chagas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes e ao governador Marcelo Déda (PT).

O estudo sobre a temática é muito oportuno para o transbordante Estado sergipano, que possui oito bacias hidrográficas e 163 quilômetros de extensão litorânea. O estabelecimento de ensino representará a oportunidade de profissionalização para muitos jovens da região, além de aproveitar devidamente os recursos naturais em benefício dos moradores e do desenvolvimento local. E isso sem agredir o meio-ambiente e beneficiando os moradores.

No texto da indicação a deputada explica que é vasto o leque de atividades econômicas rentáveis envolvendo o uso da água, a exemplo da exploração do petróleo, gás natural, sal gema, potássio, calcário, magnésio, turfa e areia, além da irrigação para agricultura, atividades turísticas e de lazer, pesca, abastecimento humano e animal. No entanto, na maioria das vezes elas acarretam problemas de ordem ambiental e social como extração inadequada de minerais, desmatamentos, assoreamento de rios, lixo e resíduos industriais.

Ana Lúcia esclarece que a Escola Estadual Profissionalizante em Recursos Marítimos e Hídricos terá o desafio de aliar a sustentabilidade socioambiental e a inclusão social pelo trabalho e a geração de renda na Barra dos Coqueiros. Uma experiência que tem tudo para ser bem sucedida e posteriormente servir de referência para outras regiões de Sergipe.

Fonte: Assessoria Parlamentar

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