Escola de Simão Dias está entre as melhores do país

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Escola foi reformada ana passado (Foto: Marcelle Cristinne/ASN)

O resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2014, divulgado na quarta-feira, dia 05, pelo Ministério da Educação revelou que as dez melhores escolas públicas  do Brasil estão no Nordeste. Entre elas está o Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, localizado em Simão Dias, Centro-Sul sergipano.

Ao todo, 15.640 instituições de ensino tiveram os dados divulgados, nas quais 1.295.954 estudantes fizeram o Enem. Este ano, o Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou rankings alternativos, considerando as realidades regionais e diversidades existentes entre escolas públicas e particulares. Utilizando os critérios de instituições de grande porte (com mais de 90 alunos que fizeram o Enem), onde mais de 80% dos alunos que também fizeram o exame cursaram todo o ensino médio (alto índice de permanência) e têm estudantes de nível socioeconômico baixo ou muito baixo, Sergipe aparece em oitavo lugar.

O ministro da Educação, Renato Janine explicou que os rankings alternativos fazem uma leitura mais detalhada do ensino. “A primeira da lista não é necessariamente melhor, porque existem fatores externos que podem determinar isso. E, do ponto de vista da prestação de serviço, se você quer mostrar às famílias qual a melhor escola para o seu filho, às vezes, a primeira da lista pode ser muito pequena e não ter vaga, ou ter uma política restrita de aceitação de alunos. Então, não é uma informação de serviço muito boa. Queremos aproximar o resultado do mundo real e ver a contribuição efetiva das escolas”, disse.

Janine explicou que o Ministério da Educação está valorizando três fatores nessa lista. O primeiro é o porte das escolas. "Elas têm geralmente uma nota menor porque lidam com uma complexidade de alunos, que é o mundo real. A escola grande prepara melhor o aluno para o mundo real, mesmo que ela pontue abaixo. Não podemos ignorar que uma escola pequena facilita o trabalho do professor, mas também forma um aluno menos apto a lidar com a complexidade crescente do mundo atual", disse o ministro. O Inep divide as escolas de um a 30 alunos, de 31 a 60 alunos, de 61 a 90 alunos e com mais de 90 alunos.

O segundo fator determinante é o de permanência do aluno na instituição. Segundo Janine, há escolas que excluem alunos que não apresentam bom rendimento e absorvem os bons alunos por processos de seleção para o 3º ano. "Você excluir um aluno que está tendo notas ruins aumenta a nota da escola, mas também não é verdadeiro. Não está dando um desenho real de como a escola formou seus alunos, porque ela subtraiu informação", explicou.

O instituto divide as escolas pelo fator de permanência, entre aquelas que têm menos de 20% dos alunos que fizeram todo o ensino médio na instituição, e as que têm de 20% a 40%, de 40% a 60%, de 60% a 80% e de 80% ou mais.

O fator determinante para o ministro é o nível socioeconômico. "Uma escola com alunos mais pobres, ou mesmo miseráveis, vai ter uma nota inferior. Mas essa escola pode estar fazendo um trabalho educativo mais importante. Ela pode talvez melhorar esses alunos mais do que aquela que já recebeu o aluno com muita formação e com nível socieconômico alto, apenas dando um pequeno avanço nele", explicou.

Escola

Diretora do Colégio Milton Dortas, Daniela Soares comemorou o bom resultado. “A equipe diretiva e pedagógica da escola incentivou atividades inovadoras desenvolvidas pelo corpo docente e também se engajou para realizar atividades específicas para melhor preparar os alunos ao Enem”, afirmou, acrescentando que 80% dos 1.297 alunos da Instituição participaram do Enem 2014.

“Temos um índice de permanência de 80% e isso pode ser explicado pelos projetos desenvolvidos aqui, como o de música, atividade que provoca no aluno o interesse em continuar na escola para dar sequência às atividades”, diz a diretora.

O Colégio Estadual Dr. Milton Dortas foi reformado em fevereiro de 2014. Foram investidos R$ 684.655,98 na reforma geral da quadra poliesportiva e do prédio escolar. Durante a inauguração, o governador Jackson Barreto ressaltou que a educação é um instrumento de transformação social.

Fonte: Ascom Seed

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