Escolas particulares retomam ensino presencial nesta segunda, 18

Retomada ocorre nesta segunda-feira, 18 (Foto: Pixabay)

Após 10 meses, as aulas presenciais da rede particular de ensino são retomadas nesta segunda-feira, 18, em Aracaju. Além dos protocolos que apresentam medidas de segurança para serem adotadas por professores e todo o corpo estudantil, ainda haverá o ensino misto, formato em que os pais e responsáveis optam entre o ensino online ou presencial para o aluno. Vale ressaltar que o retorno será gradual e haverá rodízio de alunos.

Para quem for presencialmente às aulas, o Protocolo de Cuidados no Ambiente Escolar, disponibilizado pela Federação das Escolas Particulares de Sergipe (Fenem/SE) e o protocolo sanitário da prefeitura de Aracaju, informam que devem ser cumpridos o distanciamento de 1,5 m entre as carteiras, capacidade máxima de 50% do número de alunos por sala, uso de máscara, que deve ser trocada a cada três horas ou quando apresentar umidade e/ou sujidade, medição de temperatura, utilização de totens com álcool em gel em diversos pontos e a lavagem das mãos com sabão constantemente.

Ainda de acordo com os protocolos, as áreas de atividades coletivas, a exemplo de piscinas e brinquedoteca, estão isoladas; as salas estão equipadas com pia para a lavagem das mãos, sabonete líquido e toalhas de papel; as refeições acontecem de forma individual, como também o não compartilhamento de copos e objetos pessoais. 

Segundo o protocolo da PMA, no caso de pessoas que apresentem suspeita de contaminação, as escolas devem criar um ambiente para promoção do isolamento imediato de qualquer pessoa que apresente os sintomas característicos de contaminação, orientando-a e a seus familiares, a seguirem os procedimentos indicados pelas autoridades de saúde pública.

Transporte escolar

Por fim, nos transportes escolares, o protocolo estabeleceu que o motorista do veículo e a equipe de suporte devem desinfectar e higienizar o veículo duas vezes ao dia e garantir o uso de máscara por todos, além de planejar para que os assentos fiquem espaçados.

As aulas das escolas públicas retornarão em 22 de março, as medidas de segurança apresentadas no protocolo sanitário, segundo a prefeitura, também serão seguidas.

Por Isabella Vieira e Aisla Vasconcelos
com informações da PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais