Formação sindical oferece oficina sobre Covid-19 nesta sexta

0
O movimento sindical, assim como o mundo inteiro, foi pego de surpresa pela pandemia da Covid-19 que há mais de quatro meses mudou a vida de trabalhadores de todo o planeta. Em meio à pandemia da Covid-19, a Central Única dos Trabalhadores, através do Coletivo de Saúde do Trabalhador, tomou a iniciativa de oferecer o curso ‘Covid-19 relacionada ao trabalho: como reconhecer e notificar’. A atividade de formação será realizada através da plataforma zoom, a partir das 14h da próxima sexta-feira, dia 24/7.

O Coletivo de Saúde da CUT quer capacitar dirigentes sindicais, assessores sindicais em saúde do trabalhador e militantes da saúde do trabalhador, fornecendo-lhes informações sobre como reconhecer e notificar a Covid-19 enquanto doença do trabalho de modo a contribuir para o fortalecimento da ação sindical CUTista na defesa da garantia dos direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores e trabalhadoras adoecidos e mortos pela Covid-19.

Secretário de Saúde do Trabalho da CUT/SE e dirigente do SINDIMINA//SE, Admilson Lima tem enfrentado a dura realidade da expansão da Covid-19 entre mineros e trabalhadores da Mosaic em Sergipe. “O trabalho na mina continua. A contaminação pela Covid-19 é uma preocupação diária de todos nós. É preciso o lockdown na empresa por completo e a testagem de todos os trabalhadores. A meses o sindicato vem batendo nesta tecla e não fomos atendidos”, ressaltou.
Secretária de Relações do Trabalho da CUT/SE e dirigente do SINDIJOR/SE, Caroline Santos reforçou a importância desta formação. “Inicialmente a principal preocupação era com os trabalhadores da saúde. Com o crescimento da contaminação em Sergipe e no Brasil, de forma assustadora, todas as categorias de trabalhadores precisam se preparar para reconhecer e notificar os casos da Covid-19 em ambiente de trabalho”, registrou.

Oficina sobre Covid-19
No conteúdo programático da oficina, constam os temas: conceito da Covid-19 relacionada ao trabalho; fluxograma de reconhecimento e notificação; o roteiro de investigação da relação da Covid-19 com o trabalho; como notificar na Vigilância Epidemiológica (SUS), Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT/SINAN) e emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT); como enfrentar mitos e falácias sobre a Covid-19 relacionada ao trabalho.
A oficina será facilitada pela Márcia Bandini, professora do Departamento de Saúde Coletiva/UNICAMP. Para participar, é preciso enviar a confirmação até o dia 23/7 através do email saúde@cut.org.br . O link da formação será enviado um dia antes da oficina.

Fonte: CUT

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais