Governo de SE prorroga inscrições dos editais de incentivo à pesquisa

(Foto: Seduc)

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE), informa que três editais com o selo do Programa Pesquisa na Escola foram prorrogados, sendo o edital nº 02/2022, do Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Ensino na Escola até o dia 22 de julho; edital 03/2022, do Programa de Apoio a Olimpíadas de Ciências e o edital 09/2022, de Tecnologias Sociais, ambos até o dia 15 de agosto. Juntos, os editais somam um investimento de cerca de R$ 8,5 milhões de reais.

O edital de Apoio a Olimpíadas tem por objetivo fomentar a realização de Olimpíadas de Ciências ou Competições Científicas no estado de Sergipe, voltadas para a melhoria da educação básica, dos ensinos fundamental e médio, bem como identificar e estimular jovens talentos para carreiras científico-tecnológicas. Já as propostas de tecnologias sociais buscam dar suporte financeiro à execução de projetos apresentados por pesquisadores individuais, que se constituam em instrumentos de auxílio à geração de renda em comunidades sergipanas, contribuindo para a redução da pobreza e melhoria da qualidade de vida no estado a partir de conhecimento produzido ou validado em escolas estaduais.

A finalidade do edital de Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Ensino na Escola é possibilitar a participação de alunos do ensino médio, profissionalizante e 9º ano do ensino fundamental em atividades de pesquisa científica e tecnológica, orientada por professor pesquisador qualificado, em unidades escolares, além de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes, e viabilizar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e difusão científica com ênfase na metodologia STEAM.

Feiras, olimpíadas e programas de incentivo

A partir de cooperação celebrada entre a Seduc e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), por meio da Fapitec, o Governo lançou um conjunto de investimentos para apoiar ações de tecnologia e inovação na rede pública estadual de ensino, o qual está orçado em R$ 8.488.600,00 para serem aplicados diretamente na execução dos projetos e pagamento de bolsas. Com a ação, que tem vigência até 2026, será possível financiar feiras e olimpíadas científicas; projetos de desenvolvimento do ensino na escola; projetos de extensão em parceria com comunidades, empresas e associações; orojetos de Núcleo de Excelência em Políticas Educacionais (Nuepe); projetos de Desenvolvimento Técnico; e Programa de divulgação científica.

Acesse o portal da Fapitec e confira mais informações sobre os editais: https://fapitec.se.gov.br/editais-abertos/

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais