I Concurso Literário da Rede Pública continua com inscrições abertas

O tema neste ano será “Amazônia: sua importância para o Brasil e para o mundo” (Foto: Maria Odília)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por intermédio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), informa que as inscrições para o I Concurso Literário da Rede Pública Estadual de Sergipe continuam abertas até o dia 15 de outubro.  O tema neste ano será “Amazônia: sua importância para o Brasil e para o mundo”. Leia aqui o edital

O concurso é voltado para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como alunos do Pré-Universitário, juntamente com o respectivo professor orientador. Os interessados deverão inscrever os seus trabalhos exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no Portal da Seduc (www.seduc.se.gov.br), em uma das seguintes categorias: poesia, crônica, literatura de cordel, redação e crônicas em inglês ou espanhol.

De acordo com a diretora do DASE, Eliane Passos, o concurso literário tem como objetivo identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística literária dos estudantes, bem como inserir no âmbito escolar a reflexão sobre temas da realidade, despertando valores éticos universais.

“É importante a participação do estudante neste concurso pela perspectiva do estímulo à leitura e o exercício da escrita, que trazem consigo outros valores indispensáveis à formação do cidadão. Além da produção literária, o tema sugerido estimulará a discussão sobre matéria recorrente e tão necessária, que coloca a Amazônia na perspectiva do desequilíbrio e crise ambiental no Brasil e no mundo”, declarou.

A Coordenadoria Especial da Juventude (Cejuv) da Seduc é parceira nesse projeto. O coordenador, Fredson Santana, reforça o convite para que os estudantes participem. “Nosso intuito é poder provocar os jovens, que têm características como transitoriedade, energia e inquietude. Queremos que eles participem de processos de emancipação, autonomia e protagonismo, e convidamos para que venham participar desse concurso literário, cujo tema é a Amazônia, que é um assunto importantíssimo para o Brasil na atualidade”, disse.

Etapas

Após inscrição, haverá ainda mais três etapas: seleção pela escola, seleção pela respectiva Diretoria de Educação e, por fim, a etapa estadual, ocasião em que uma comissão instituída selecionará as melhores produções nas categorias: Poesia, Crônica, Literatura de Cordel, Redação e Crônica ou Redação em Inglês ou Espanhol. Serão premiados alunos e professores dos melhores trabalhos de cada categoria.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais