Inscrições abertas para a 14ª Olimpíada Sergipana de Química

Inscrições vão até o dia 20 de agosto. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) divulga a abertura das inscrições para a XIV Olimpíada Sergipana de Química (OSEQUIM). A inscrição é gratuita, e os estudantes regularmente matriculados no ensino médio e tecnológico das redes públicas municipais e estadual podem se inscrever. Para isso, precisam do apoio de um professor ou representante escolar para efetivar a inscrição, por meio do site osequim.qmagico.com.br até o dia 20 de agosto.

A XIV OSEQUIM será uma prova de fase única, constituída de 25 questões, 20 das quais são de múltipla escolha e cinco abertas. As questões abertas poderão ter respostas numéricas ou serem dissertativas. Os competidores estarão divididos em três modalidades (A, B e C), de acordo com a série em que estudam, e os 56 alunos de melhor rendimento em cada modalidade serão automaticamente classificados para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2021, que será realizada em 25 de setembro. Os 50 alunos de melhor rendimento nas modalidades A e B serão automaticamente classificados para a Olimpíada Norte/Nordeste de Química (ONNEQ) 2022, que será realizada em maio de 2022.

De acordo com o técnico do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Seades/Dase), Jorge Monteiro, devido à pandemia, a XIV OSEQUIM será totalmente virtual e em fase única, a ser realizada entre os dias 27 e 30 de agosto. “Todos os alunos e seus respectivos professores receberão certificados digitais disponibilizados para impressão. Os alunos premiados com ouro, prata e bronze serão agraciados com uma medalha referente ao seu mérito, enviada para sua escola. Contamos com a participação nesse evento de extrema importância para os nossos alunos amantes da Química”, disse.

A Olimpíada Sergipana de Química faz parte do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, que é promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ). Em Sergipe, é coordenada pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe. O objetivo é promover o interesse e aprendizado em Ciências, especialmente em Química; permitir aos estudantes aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico: proporcionar oportunidades para que sejam revelados talentos na área de ciências, especialmente da Química, incentivando-os a serem futuros profissionais da área, visando, inclusive, à perspectiva de continuidade nos cursos de graduação e pós-graduação, como também na formação de docentes e pesquisadores na área.

Olimpíada Nacional de Química em 2020

A estudante Joana Evanny Santos Dias, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Garcia Filho, em Umbaúba, destacou-se como a única aluna da Rede Pública de Sergipe classificada para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ 2020). A aluna, de apenas 16 anos na época, estuda no Garcia Rosa desde 2015. A professora Darcylaine, de Química, foi a orientadora da aluna que chegou à olimpíada nacional.

Para ler o edital completo, acesse:  osequim.qmagico.com.br

Fonte: Ascom/Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais