Inscrições abertas para a Olimpíada Nacional de Ciências 2021

A Olimpíada Nacional de Ciências se destina aos estudantes que estiverem regularmente matriculados no Ensino Fundamental II; no Ensino Médio; e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico. (Foto: Divulgação)

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), edição 2021, está com as inscrições abertas no período de 05 de abril a 02 de agosto de 2021, através do site oficial da ONC. Realizada todos os anos por cinco sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) o Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e Universidade de Campinas (Unicamp), a ONC integra o Programa Ciência na Escola e consiste em uma das maiores olimpíadas do gênero do país.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) se destina aos estudantes que estiverem regularmente matriculados no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série); e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos das séries ou anos citados acima.

Qualquer estabelecimento de ensino, poderá se cadastrar gratuitamente para participar da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) sendo, para isso, necessário preencher a ficha de inscrição e informar o código deste junto ao INEP na página da ONC. Mais informações sobre o regulamento, através do link: http://www.onciencias.org

São objetivos da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC): despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais;  aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

De acordo com Jorge Monteiro, responsável pela divulgação das Olimpíadas Científicas (SEADES/DASE/SEDUC), o destaque obtido na ONC, edição 2020, possibilitou a premiação de vários estudantes da Rede Estadual, por isso a importância de reforçarmos o incentivo à participação.

Edição 2020 e cronograma 2021

Na primeira fase da olimpíada 2020, mais de 194 estudantes da rede pública estadual, distribuídos em 26 escolas, foram classificados para a segunda fase. Desse total, 63 alunos se destacaram na Olimpíada Nacional de Ciência (ONC), edição 2020. Dentre as premiações, os jovens foram agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de reconhecimento com menção honrosa.

A ONC tem como objetivos despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou setores produtivos; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações; e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A prova online da 1º fase, edição 2021, ocorre no período de 5 a 6 de agosto. A segunda fase 100% online no dia 6 de setembro e a solenidade de premiação no dia 27 de outubro.

Fonte: Ascom/SEDUC

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais