Inscrições para o curso Gestão do Livro Didático estão abertas

O curso é direcionado para técnicos responsáveis pelo livro didático nas secretarias municipais de educação. (Foto: Ascom/Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) informa a abertura das inscrições para o curso Gestão do Livro Didático, entre os dias 14 e 23 de julho, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O curso é direcionado para técnicos responsáveis pelo livro didático nas secretarias municipais de educação e terá duração de três semanas, de 19 de julho a 30 de agosto.

De acordo com o coordenador da Divisão de Apoio à Leitura e Gestão do Livro (DALEGEL), Marcos Vinícius Melo dos Anjos, o curso pretende contribuir e auxiliar os técnicos das secretarias municipais de educação. “Por meio dos conteúdos abordados no curso, os gestores ficarão mais familiarizados com todos os processos necessários para um bom gerenciamento do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e, consequentemente, vão garantir o fluxo dos livros, que são recursos de grande importância no processo de ensino-aprendizagem. A presença do livro nas mãos dos estudantes é estímulo ímpar para fortalecer a leitura, o conhecimento e a cidadania”, pontuou.

O curso está estruturado em três módulos e será ofertado no formato online pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Seduc. O primeiro módulo vai tratar das normas legais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e será ministrado pela professora Elita Clarindo de França; o segundo módulo versará sobre processos de gerenciamento do livro: escolha, recepção, remanejamento e reserva técnica, com o professor Marcos Vinícius Melo dos Anjos; por fim, o último módulo vai abordar os processos de gerenciamento do livro: entrega aos estudantes, conservação, utilização, recolhimento e devolução, com a professora Maria Helenice Mendonça Oliveira.

O objetivo principal da formação para os técnicos municipais responsáveis pela coordenação do livro didático é instrumentalizá-los em relação aos processos de gerenciamento desses recursos, isto é, distribuição, conservação e devolução, aspirando à obtenção de conhecimentos em legislação, processos de gestão, procedimentos de remanejamento e reserva técnica, por meio da ferramenta disponível na plataforma do PDDE Interativo. A iniciativa visa também instruí-los em razão das mudanças constantes ocorridas no Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático, bem como do aprimoramento das ferramentas de distribuição, conservação, devolução e remanejamento dos materiais didáticos mantidos pelas secretarias municipais.

Para efetivar a inscrição, basta se cadastrar no AVA e, em seguida, inscrever-se no curso: http://capacitacao.seduc.se.gov.br/moodle/

Fonte: Ascom/Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais