Inscrições para o Encceja podem ser feitas até o dia 31 de maio

O exame permite que as pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada possam obter seus certificados (Foto: Inep)

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 já podem ser feitas a partir de hoje, 20, via internet. Aqueles que não terminaram os estudos na idade adequada podem se inscrever até o dia 31 para fazer o exame e obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio.

Os interessados no certificado do ensino fundamental dever ter no mínimo 15 anos completos na data da prova e as pessoas que desejam o certificado do ensino médio precisam ter a idade mínima de 18 anos.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Aqueles que alcançarem a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, terão direito à declaração parcial de proficiência.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza na página do Sistema Encceja apostilas com material de estudo para os participantes de nível fundamental e médio.

Novidades da edição

Uma novidade desta edição será uma versão do edital em Libras. Outra mudança é que o participante que já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição. Participantes surdos, deficientes auditivos e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

Com informações da Agência Brasil 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais