Inscrições para processo seletivo do IFS encerram dia 31

Oportunidade são para oito campi da instituição, entre a capital e o interior do estado (Foto: IFS)

Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições do Processo Seletivo 2021.2 do Instituto Federal de Sergipe (IFS) voltado para o preenchimento de vagas em cursos técnicos subsequentes e de graduação. São 403 vagas para cursos superiores e 950 para cursos subsequentes (destinados para quem já concluiu o ensino médio e deseja fazer um técnico). As inscrições são gratuitas e se encerram em 31 de julho. Os interessados devem acessar o site: ifs.edu.br/seletivo para se inscrever.

As 950 vagas oferecidas nos cursos técnicos subsequentes estão sendo ofertadas pelos campi: Aracaju. (420 vagas), São Cristóvão (110 vagas), Estância (80 vagas), Lagarto (80 vagas), Propriá (30 vagas), Socorro (80 vagas), Itabaiana (45 vagas) e Tobias Barreto (105 vagas). Já as 403 vagas para cursos superiores estão espalhadas pelos campi: Aracaju (240 vagas), Lagarto (120 vagas), Itabaiana (23) e São Cristóvão (20 vagas).

Para concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos subsequentes, o candidato deve estar munido do histórico escolar ou equivalente, contendo as médias dos 1º e 2º anos do ensino médio das disciplinas de Português e Matemática. Para os interessados nas vagas do ensino superior, o IFS utilizará o Boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), compreendendo uma das edições de 2011 a 2020.

De acordo com a chefe do Departamento de Gestão de Ingresso (DGI) do IFS, Gildevana Ferreira, houve alteração no item 9.3 dos editais do certame, que trata da matrícula e documentação. “Retificamos um item dos dois editais, referente a possibilidade de se matricular sem ter concluído ainda o ensino médio. Além do histórico escolar de conclusão do ensino médio será aceita também como documentação comprobatória uma declaração de estar cursando o 3º ano com previsão de término para 31/12/2021”.

Reserva de vagas – sistema de cotas

Em cumprimento à Lei 12.711 de 29/08/2012, o IFS disponibiliza 50% de suas vagas para ampla concorrência independentemente de ter estudado em escola pública, renda ou etnia, sendo que 5% destas são destinadas às pessoas com deficiência (PcD). Já as demais vagas estão destinadas em 25% para estudantes negros (pretos ou pardos) e indígenas provenientes de escola pública (com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência), e 25% delas para estudantes provenientes de escolas públicas (independentemente da etnia) com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência.

Assim, os inscritos como candidatos negros (pretos ou pardos) passarão por uma banca de avaliação de heteroidentificação étnico-racial, que analisará os aspectos fenotípicos dos candidatos à seleção. O IFS foi a primeira instituição no estado a adotar as bancas de heteroidentificação e a medida visa garantir que o acesso desses grupos seja o mais justo e idôneo possível. Devido à pandemia de Covid-19, com intuito de evitar aglomerações, as análises serão realizadas através de videoconferência em datas estabelecidas nos editais do certame.

Inscrições on-line e gratuitas!

Para se inscrever em uma das 1353 vagas ofertadas, o candidato deve ler atentamente o edital, preencher o formulário de inscrição com seu número de CPF e indicar o campus, turno, curso e reserva de vaga. Caso concorra para as vagas do técnico subsequente deverá ainda inserir as médias dos 1º e 2º anos do ensino médio ou equivalente das disciplinas de Português e Matemática e, por fim, deverá anexar em formato de PDF a frente e o verso do histórico escolar de conclusão do ensino médio ou declaração emitida pela instituição de ensino contendo as médias solicitadas.

Mas se o candidato for concorrer na modalidade de graduação deverá inserir as notas de uma das edições do Enem (2011 a 2020) das disciplinas de Português (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) e Matemática (Matemática e suas Tecnologias). Além de inserir no formato de PDF o boletim do Enem gerado diretamente do Sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Principais datas

As inscrições para o Processo Seletivo do IFS ocorrerão no período de 05 a 31 de julho, com divulgação do resultado preliminar em 06 de agosto. Os recursos contra o resultado preliminar poderão ser interpostos no período de 06 a 09 de agosto, através do e-mail: processoseletivo@ifs.edu.br. O resultado final será disponibilizado no site do IFS em 10 de agosto. Já as matrículas de 1ª chamada serão realizadas de 11 a 20 de agosto.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os resultados classificatórios e demais etapas deste Processo Seletivo. Em hipótese alguma o IFS se obrigará a telefonar, enviar e-mail ou enviar correspondência para os candidatos divulgados na lista de aprovados e excedentes, por qualquer que seja o motivo. Em caso de dúvidas acerca dos editais, os interessados devem enviar um e-mail para processoseletivo@ifs.edu.br ou entrar em contato telefônico através do número: (79) 3711-1888.

Fonte: IFS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais