Instituto oferece 200 vagas em cursos gratuitos em Aracaju

Oportunidades em oito diferentes formações são destinadas a jovens de 16 a 24 anos que sejam estudantes ou ex-alunos de escolas públicas da capital sergipana. (Foto: Ascom/Grupo JCPM)

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) está com inscrições abertas para oito cursos gratuitos em Aracaju. As formações são destinadas a jovens de 16 a 24 anos, alunos ou egressos da rede pública de ensino.

Ao todo, estão sendo ofertadas 200 vagas nas qualificações em Informática Básica, Informática Avançada, Introdução à Lógica de Programação, Inglês Básico, Libras, Português para Surdos, Preparação para o Mundo do Trabalho e Jornada Empreendedora. As turmas contarão com intérprete de Libras para os alunos surdos.

“Estamos com uma pré-inscrição para identificarmos a formação de interesse de cada um e esses jovens participarão de um encontro para que possam conhecer melhor o curso escolhido, a metodologia e os valores do Instituto JCPM. A partir daí, cada um poderá efetivar, de fato, a sua matrícula”, explica a coordenadora de projetos sociais do IJCPM Aracaju, Paula Libório.

As inscrições seguem até 31 de janeiro e os interessados devem preencher o formulário disponível no perfil no @IJCPM no Instagram e no endereço https://bit.ly/ijcpmaju. As aulas serão presenciais e acontecerão a partir do dia 14 de fevereiro na sede do Instituto no Shopping Jardins. As cargas horárias variam de 30 a 100 horas durante o semestre, a depender da qualificação escolhida. Mais informações pelos WhatsApp (79) 9 8101-1307.

Conheça os cursos:

Preparação para o Mundo do Trabalho
Visa desenvolver habilidades nos campos da comunicação, do pensamento matemático, da cidadania, da organização pessoal e profissional e da informática, oportunizando maiores chances de empregabilidade.
Turno: manhã ou tarde.
Carga horária: 9 horas semanais.

Jornada Empreendedora
Busca compartilhar conhecimentos de empreendedorismo, organização financeira, comunicação digital e atendimento.
Turno: manhã.
Carga horária: 9h30 semanais. 3h30

Libras – Língua Brasileira de Sinais
Tem o objetivo de instrumentalizar o jovem para utilizar a Libras em nível básico, possibilitando assim a comunicação com o surdo nos diversos contextos sociais, principalmente nos ambientes de trabalho.
Turno: manhã.
Carga horária: 2 horas semanais.

Inglês Básico
O curso realizado em parceria com a escola Yázig busca instrumentalizar o jovem para utilizar a língua inglesa em nível básico.
Turno: tarde.
Carga horária: 2 horas semanais.

Português para Surdos
Visa aprofundar os conhecimentos de jovens surdos na língua portuguesa.
Turno: manhã.
Carga horária: 2 horas semanais.

Informática Básica
Desenvolver a aprendizagem de meios digitais mais utilizados no dia a dia e no mercado de trabalho (Habilidades digitais; Sistema operacional; Pacote office- Word, Excel, Power Point).
Turno: manhã ou tarde.
Carga horária: 4 horas semanais.

Informática Avançada
Objetiva reforçar os conteúdos mais utilizados e adicionar técnicas e funções para ampliação de repertório no uso das ferramentas (principalmente Word e Excel).
Turno: manhã ou tarde.
Carga horária: 3 horas semanais.

Introdução à Lógica de Programação
Apresentar o mundo da programação ao jovem, ajudando-o a desenvolver a lógica do pensamento computacional e apresentando a base da criação de praticamente todos os softwares, o algoritmo.
Turno: tarde.
Carga horária: 3 horas semanais.

Fonte: Ascom/Grupo JCPM

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais