Isenção Enem 2019: prazo para recurso termina nesta sexta, 26

0
Na edição passada, foram registrados 3 milhões de isentos (Foto: EducaMaisBrasil)

Se você é estudante e fez a solicitação da isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 no período regular mas teve o pedido negado por não ter apresentado corretamente a justificativa ou por não ter anexado todos os documentos necessários, fique ligado. Amanhã (26), às 23h59, termina o prazo para a apresentação de recursos que visam garantir a isenção do pagamento da taxa de inscrição de participantes do exame, que este ano será de R$ 85.

É preciso acessar a Página do Participante e anexar os documentos exigidos (confira abaixo) no edital. O procedimento é reservado para quem fez a solicitação do benefício no período regular mas teve o pedido negado por não ter apresentado corretamente a justificativa ou por não ter anexado todos os documentos necessários. Na edição passada, foram registrados 3 milhões de isentos. O número representou 63,8% do total de inscritos e foi o menor nas últimas cinco aplicações.

O resultado dos recursos será divulgado 02 de maio. Importante lembrar que todos os interessados em realizar as provas devem realizar a inscrição no Enem 2019 entre os dias 06 e 17 de maio de 2019, independentemente de terem sido contemplados com a isenção. Confira abaixo a lista de documentos necessários para a interposição de recursos:

Beneficiários da Lei nº 12.799

  1. Documento de identificação do participante e dos demais membros da família.
  2. Declaração que comprove a realização de todo o Ensino Médio em escola do sistema público de ensino do Brasil ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. Bolsistas devem incluir a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.
  3. Comprovante da renda declarada, referente ao mês corrente ou, no máximo, a três meses anteriores.

Beneficiários do Decreto nº 6.135

  1. Documento com o Número de Identificação Social (NIS) válido ou cópia do cartão com o NIS válido, no qual está inscrito no CadÚnico.
  2. Nome completo e CPF da mãe do participante.

Concluintes do ensino médio de escola pública

Declaração escolar que comprove que o participante está cursando a última série do ensino médio em 2019, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.

Fonte: Educa Mais Brasil

Comentários