Mais de 73 mil alunos de Sergipe devem fazer as provas do Saeb 2019

Aplicação do Saeb teve início nesta segunda-feira em todo o Brasil (Foto: Inep)

Cerca de 73.600 alunos das redes pública e particular de ensino de Sergipe farão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Esta segunda-feira, 21, foi o primeiro dia de aplicação da avaliação, que acontecerá até o dia 1º de novembro em todo o Brasil. Nesse primeiro momento houve a aplicação do Saeb em 253 turmas, de um total de 2.871 que farão a avaliação em Sergipe.

Segundo a coordenadora Estadual de Logística do Saeb em Sergipe, professora Joniely Cruz, nesta segunda-feira a realização do Saeb foi em 12 polos de aplicação: cinco em Aracaju, um em São Cristóvão, dois em Nossa Senhora do Socorro, três polos de Itabaiana e o polo de Itaporanga d’Ajuda. Ela explica que o período de aplicação é de 21 de outubro a 1º de novembro, mas que cada unidade de ensino tem o seu cronograma próprio.

“Nesse primeiro dia observamos que as escolas estão bem empenhadas e engajadas, todo mundo com conhecimento da importância desse processo, e isso é impacto de toda a campanha de mobilização e cuidado que a Seduc teve no sentido de organizar a rede para receber o Saeb em nossas escolas”, afirmou, explicando ainda que algumas unidades de ensino estão fazendo todo o acolhimento aos alunos para a avaliação. Além disso, a Seduc, por meio do Departamento de Educação, das Diretorias Regionais de Educação e dos coordenadores de polo estão fazendo todo o acompanhamento do processo.

“Os gestores estão nas escolas, os alunos estão bem atentos e concentrados, respondendo aos seus cadernos de prova, os professores estão respondendo aos questionários contextuais. Algumas escolas prepararam até um café da manhã e distribuíram kits para os alunos”, disse.

Em Sergipe a aplicação do Saeb será feita em 2.871 turmas, entre o 1º, 5º, 9º anos do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio. A previsão é que, ao todo, 73.600 alunos participem da avaliação. Somente da rede estadual de ensino serão 1.220 turmas e 33.908 alunos.

Instrumentais

Para a aplicação do Saeb serão disponibilizados instrumentais aos quais responderão alunos, professores e gestores, a exemplo de questionários com indicadores socioeconômicos (alunos), formação docente (professor) e da complexidade da gestão da escola (gestor). São confeccionados tipos diferentes de cadernos de prova para cada ano/série, sendo que cada aluno responde a apenas um caderno de prova. Desta forma, dois alunos não respondem necessariamente às mesmas questões.

A mobilização em Sergipe ocorre desde janeiro de 2019, com capacitações continuadas. Com a formação da comissão de mobilização, foi planejada uma campanha de mídia mostrando a importância de as escolas participarem. Também foram realizadas reuniões com os gestores municipais e escolas particulares selecionadas, já que os estabelecimentos de ensino da rede privada participam de forma amostral da avaliação.

“É necessário que 80% dos alunos matriculados nas turmas, com base no censo escolar de 2019, estejam frequentes no dia da prova. Foi montando um grupo de trabalho com a participação dos diversos setores do DED, Censo Escolar e da Cogedam, a fim de socializar as diretrizes e mudanças do SAEB 2019 junto a todas as unidades de ensino de Sergipe. Estas ações integram o Plano de Comunicação construído em parceria com a Ascom, as quais estão sendo acompanhadas pelo DED, o que deixa a Seduc otimista em relação à participação dos estudantes e envolvimento das comunidades escolares no SAEB 2019”, disse a Diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Lima.

Resultado do SAEB

As médias de desempenho do SAEB, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar do ano em que essa avaliação é realizada, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo INEP, o SAEB permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação do país.

O resultado do Saeb fornece os subsídios para a melhoria, aprimoramentos e elaboração das políticas públicas da Educação. É importante que as escolas participem e se sintam representadas.

Fonte: Seduc

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