Manhã tranquila de matrículas na rede estadual de ensino

O Colégio Atheneu estava sem filas no início da manhã (Foto: Portal Infonet)

A matrícula na rede estadual de ensino para os estudantes que desejam mudar de escola foram iniciadas na manhã dessa segunda-feira, 09, nos diversos colégios do estado. Em Aracaju o atendimento aos que foram realizar o processo de matrícula foi iniciado às 6h. Nas principais escolas da capital o movimento foi tranquilo e em boa parte das instituições de ensino não houve dificuldades no processo de matrícula.

É o que garante a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A ausência de filas logo no início da manhã se deu pela antecipação do atendimento aos pais e responsáveis, já que as senhas foram distribuídas a partir das 6h. “O objetivo foi humanizar o atendimento aos que iam fazer matrícula. Estudamos os erros dos anos que passaram e hoje, às 6h todos os que vieram fazer matrícula já estavam com as senhas na mão e dentro das escolas”, garante Givaldo Ricardo, assessor.

A Seed também criou um sistema para evitar problemas quanto à disponibilidade de vagas. Um dos problemas do período de matrícula era o fato de que na ausência de vagas os pais tinham que procurar outra instituição para matricular os filhos, mas não eram orientados e nem encaminhados. Esse ano as escolas estaduais criaram um canal de comunicação no qual a quantidades de vagas fica disponível para todas as outras instituições. Com isso ao chegar num colégio e saber que não há mais possibilidade de matrícula, o pai ou responsável já sai encaminhado a outra instituição que possua vaga.
  
Estudantes da rede

De hoje, 09, até a próxima sexta-feira, 13, a matrícula na rede estadual de ensino é destinada aos alunos que já fazem parte da rede, mas que desejam mudar de escola. Para efetuar a matrícula é necessário documento de identificação e documento de transferência.

Vagas disponibilizadas

A assessoria de comunicação forneceu as quantidades de vagas disponíveis em algumas das principais escolas da rede pública estadual de ensino da capital. No Colégio Tobias Barreto foi oferecido um total de 700 vagas para alunos 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio. No Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos são 800 vagas do 9º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio. No Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte são 1100 vagas também a partir do 9º ano do ensino fundamental. Já o Colégio Estadual Governador Valadares disponibiliza o total de 310 vagas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio. E o Colégio Estadual Atheneu Sergipense oferta 250 vagas somente para o 1º ano do ensino médio.

Próxima etapa

A próxima etapa de matrícula será iniciada na próxima segunda-feira, 16, e será destinada aos estudantes da rede pública municipal de ensino e da rede particular que queiram migrar para uma das escolas da rede estadual.

Por Caio Guimarães e Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais