Marinha lança editais de concursos para Oficiais de carreira

(Foto: Marinha do Brasil)

A Marinha do Brasil (MB)  tem três editais de concursos públicos para a seleção de novos Oficiais de carreira. As inscrições estarão abertas de 30 de abril a 14 de maio. Ao todo, são oferecidas 57 vagas de nível superior, distribuídas em diversas formações, como: Engenharia, Arquivologia, Comunicação Social, Direito, Estatística, Informática, Oceanografia, Pedagogia, Psicologia e Segurança do Tráfego Aquaviário. Também foi aberta uma oportunidade para Capelão Naval, específica para padres católicos.

Os certames preveem as etapas de Prova Escrita Objetiva e de Conhecimentos Profissionais; Prova Discursiva de Conhecimentos Profissionais (somente para Direito); e Redação; além de eventos complementares, como verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica, verificação de documentos e prova de títulos. Os candidatos que se autodeclararem negros deverão realizar, como etapa adicional, o procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração. Os editais podem ser acessados clicando-se aqui.

A taxa de inscrição custa R$ 140. Aqueles que quiserem solicitar isenção, deverão fazê-lo no período de 30 de abril a 6 de maio.

Teste de aptidão física (TAF)

O TAF, de caráter eliminatório, tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da MB. Tanto para o Corpo de Engenheiros quanto para o Quadro Técnico, o teste será realizado da seguinte forma: 25 metros de natação em 50 segundos para homens e 60 segundos para mulheres; e 2.400 metros de corrida em até 16 minutos para homens e 17 para mulheres. Para Capelães Navais, a natação é de 25 metros em um minuto, e a corrida, 2.400 metros em 17 minutos.

Curso de Formação

Os candidatos classificados no Resultado Final realizarão o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro (RJ). O CFO é constituído por um Período de Adaptação de, aproximadamente, duas semanas e uma etapa curricular. Durante o curso, que dura cerca de 31 semanas, os candidatos terão a graduação de Guardas-Marinha e serão remunerados com os vencimentos atinentes a essa graduação, tendo como valor bruto, em termos atuais, R$ 9.070,60. Também são proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Os candidatos classificados que concluírem o CFO, com aproveitamento, tanto no Corpo de Engenheiros quanto nos Quadros Técnico e de Capelães Navais, serão promovidos ao posto de Primeiro-Tenente, ao final da formação.

Fonte: Marinha do Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais