Matrícula on-line: transferência interna pode ser feita até dia 22

Implantado desde o ano passado, o sistema foi criado para atender as demandas de forma simples e ágil (Foto: PMA)

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou oficialmente nesta quarta-feira, 20, o processo de matrícula on-line para os estudantes das 74 escolas municipais. Os alunos que já estão matriculados, mas querem cursar o ano letivo de 2019 em outra escola da rede, deverão solicitar a transferência interna. Este é o segundo ano que as matrículas da rede municipal são feitas pela internet, acabando com as longas filas nas portas das escolas.

O Portal da Matrícula On-line funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, através do endereço www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline. De 20 a 22 de fevereiro, o cadastramento solicitando a transferência é todo feito pela internet. O primeiro passo é selecionar a opção ‘Transferência Interna’ e, logo após, encontrar o aluno (cujo nome já existe no sistema) pelo nome, data de nascimento e nome da mãe.

Em seguida, após o reconhecimento do estudante, o sistema disponibilizará um formulário de busca das unidades escolares através do bairro, série, etapa, ano e turno (que exibirá as vagas disponíveis em toda a rede). Após selecionar a escola, serão solicitados os dados do responsável pela matrícula; só após esta etapa, é confirmado e finalizado o processo, com o recebimento do requerimento da matrícula no e-mail cadastrado. Durante o mesmo período, a mãe ou o responsável legal pelo aluno deve ir até a escola para entregar, presencialmente, as documentações e, assim, confirmar a matrícula.

“Conseguimos começar o processo bem mais cedo este ano, o sistema foi repaginado. Está em uma versão própria da Semed, muito efetiva e eficiente, que foi elaborada a partir do que as escolas foram apresentando de demanda. As nossas unidades escolares têm colaborado muito e hoje já estamos com tudo organizado para oferecer o melhor serviço, mantendo o nível e o padrão do ano passado”, destaca a secretária adjunta da Educação, professora Maria Antônia de Arimatéia.

Alunos novos

Depois do período de transferência interna, é a vez dos alunos que nunca estudaram ou que virão transferidos de outras redes para a rede municipal. De 26 a 28 de fevereiro e nos dias 1°, 7 e 8 de março, as matrículas devem ser solicitadas através do site e a documentação entregue nas escolas pelos pais ou responsáveis legais – em caso de alunos menores de idade -, ou pelo próprio aluno, quando este for maior de idade.

Atendimento

Para auxiliar tanto as escolas quanto a população em geral durante o processo, a Semed montou uma equipe de atendimento via telefone e Whatsapp. O call center é composto por cinco pessoas e conta com o apoio de algumas coordenadorias da Semed. A coordenadora da equipe, Ana Izabel de Moura, explica que o trabalho começou em janeiro, com orientações e capacitações para os gestores das unidades de ensino.

“As dúvidas mais frequentes são dos pais, que ligam para saber sobre as datas, sobre as vagas, sobre as escolas mais próximas das suas casas, e nós vamos auxiliando também quando eles têm dificuldade no acesso ao portal. No entanto, acredito que este ano será mais tranquilo, pois tanto os pais quanto as escolas estão mais ambientadas com o sistema”, explica Ana Isabel. O call center da matrícula atende pelos números 3179-1574, 3179-1538 e ainda pelo Whatsapp 98106-2969. O atendimento ficará disponível durante o período de funcionamento do site.

Caso os pais não tenham acesso à internet, poderão utilizar os computadores das próprias escolas e de outros órgãos da administração municipal, como, por exemplo, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “Todas as escolas já estão avisadas e preparadas para atender a população. Além disso, a parceria com os demais órgãos da Prefeitura nos auxilia com a matrícula das pessoas que não tiverem condições de fazer sozinhas”, finaliza Maria Antônia.

Documentação

Após a solicitação feita através do Portal, a documentação do aluno e do responsável deve ser entregue nas escolas para confirmação da matrícula. Confira aqui o cronograma e a lista com a documentação necessária.

Fonte: PMA

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