Matrícula para a EJA está aberta em 147 unidades de ensino estadual

(Foto: Arquivo Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) segue com o período de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) referentes ao segundo semestre de 2023. No total, estão sendo ofertadas 1.500 vagas para todo o estado, distribuídas nas 147 unidades de ensino que ofertam essa modalidade. A primeira etapa se encerra nesta quinta-feira, 27, com foco naqueles que planejam renovar a matrícula.

De acordo com Gleyson Souza dos Santos, diretor do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA) da Seduc, a modalidade de ensino tem um importante papel para a sociedade e serve não somente para resgatar a autoestima dos estudantes que não concluíram o ensino básico na idade convencional, mas também para ajudá-los no desenvolvimento cognitivo.

O gestor Gleyson ainda ressalta que a EJA traz aspectos positivos para as pessoas interessadas em entrar no mercado de trabalho. “Ela oportuniza ao estudante o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a mobilização do conhecimento e para a resolução de situações tanto no campo pessoal quanto no campo profissional, possibilitando a inserção, reinserção e permanência dos sujeitos envolvidos no mundo do trabalho”, descreve.

Etapas da Matrícula

A primeira fase, destinada aos estudantes da rede estadual que têm o desejo de renovar a matrícula, tem prazo válido até esta quinta-feira, 27.

Já a segunda fase, com foco nos estudantes que são egressos da Rede Estadual, tem o prazo a partir desta sexta-feira, 28, até a próxima quarta-feira, 2 de agosto.

Para concluir o cronograma, a terceira fase virá para os interessados que estão fora da Rede Estadual e querem ingressar nela, com prazo entre o dia 3 de agosto e o dia 7 do mesmo mês.

O que é a EJA?

A modalidade, que tem como propósito oferecer oportunidade para a retomada dos estudos e conclusão da trajetória escolar, está sendo disponibilizada em 67 municípios sergipanos para 147 escolas públicas estaduais. O curso tem duração de três semestres, totalizando 18 meses. O interessado pode efetuar a matrícula acessando o Portal da Matrícula Online, no endereço eletrônico matriculaonline.seduc.se.gov.br.

Um dos pré-requisitos para conseguir se candidatar à vaga é que o interessado tenha, no ato da matrícula, a idade mínima exigida de 15 anos para cursar o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos. A Seduc informa ainda que em havendo a necessidade de suporte tecnológico, o candidato poderá ir presencialmente a uma das unidades de ensino que ofertam a modalidade para efetivar o pedido de vaga.

Metodologia

A metodologia utilizada será com a pedagogia de projetos, e também serão abordadas todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A média manterá o que é adotado por toda a Rede Estadual de Ensino (nota 5,0). O início do segundo semestre está previsto para dia 7 de agosto, e o encerramento do ciclo letivo para o dia 20 de dezembro.

Curso Profissionalizante

A Seduc também disponibiliza aos estudantes a possibilidade de sair da EJA com certificado de conclusão de ensino médio e ingressar, diretamente, na formação profissionalizante subsequente. Desta forma, o aluno da EJA sairá da escola mais qualificado para o mercado de trabalho. Aos interessados, a Rede Estadual oferta três unidades de ensino para essa modalidade: Colégio Estadual Olavo Bilac, em Aracaju; Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Marcos Ferreira, em Simão Dias; e o Centro Estadual de Educação Profissional Governador Marcelo Déda Chagas, em Carmópolis.

Fonte: Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais