Mês da Criança será comemorado com inúmeros atrativos

Várias atividades para crianças durante o mês de outubro (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Em comemoração ao ‘Mês da Criança’, meninos e meninas inseridos nas escolas mantidas pela Prefeitura de Aracaju serão beneficiados com uma série de atividades lúdico-educativas. Com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), os espaços que já eram utilizados para o aperfeiçoamento da prática educativa, estarão servindo para promover ainda mais a diversão aos pequeninos.

Nesta sexta-feira, 30, a partir das 10h30, o ‘9º Festival Internacionalde Cinema Infantil’ promovido pela Copacabana Filmes e Produções, emparceria com a Casa Curta-SE, presenteará cerca de 2.000 estudantes com idade entre 8 e 15 anos, com produções inéditas e clássicas,séries de TV, mostras especiais, curtas-metragens brasileiros e internacionais, além de oficinas de cinema de animação e debates. O evento será realizado no Cinemark Jardins até o dia 7 de outubro edará destaque a 100 filmes, entre eles, ‘Ponyo – O Pequeno Jornalista’, ‘Desenrola’ e ‘Lep!’.

Cocoricó

Os atrativos culturais não param por aí. Na próxima segunda-feira, 3, às 15h, cerca de 900 alunos inseridos em sete escolas de educação infantil irão ao teatro Tobias Barreto, Lá, eles assistirão ao ‘Musical Cocoricó Show’, produzido pela TV Cultura. A inciativa faz parte do projeto ‘Escola’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) em parceria com a Semed.

Livro Vivo

Nos dias 5, 6, 7 de outubro, cerca de 2.000 estudantes de 28 escolas municipais de ensino fundamental irão até a Biblioteca Pública Epifânio Dória para participar de mais uma atividade do projeto ‘Livro Vivo: Leitura para cidadania’. No evento que pretender incentivar o hábito da leitura, cada aluno matriculado no 2º e 3º ano será presenteados com cinco livros paradidáticos.

Cine Experiência

O projeto ‘Cine Experiência’, promovido pela equipe de coordenadores do Museu Olímpio Campos, em parceria com o SESC, também fará parte das comemorações alusivas ao ‘Mês da Criança’. Através do projeto, 240 alunos de três escolas de ensino fundamental foram convidados para participar de uma sessão especial, quando filmes destinados ao público infanto-juvenil, baseados em obras de escritores brasileiros, serão exibidos após o debate sobre temas diversos.

Gincana

Mediante a parceira entre a Semed e a Faculdade de Sergipe (Fase/Estácio), professores do curso de licenciatura em Educação Física realizarão uma gincana recreativa. As dinâmicas serão realizadas no dia 14, nas instalações do Parque da Sementeira e contará com a participação de 400 alunos que cursam do 6º ao 9º ano em dez unidades de ensino da rede municipal.Além de evidenciar a importância do Dia das Crianças, 12, as comemorações garantem aos meninos e meninas o direito de expressar suas emoções a partir do contato com brinquedos e brincadeiras. Além dos novos atrativos, são promovidas nas escolas atividades culturais e recreativas, visitas a importantes pontos históricos da cidade,
distribuição de brinquedos e oficinas de contações de histórias.

De acordo com a coordenadora de projetos da Semed, Valdinete Paes, todas as opções de lazer e entretenimento podem ser utilizadas como instrumentos difusores da cultura. “Além de propiciar o conhecimento de mundo, o cinema contribui para a formação cultural dos alunos no momento em que destaca, não só a magia presente em belas histórias infantis, mas também o desenvolvimento tecnológico. Estamos favorecendo a integração dos estudantes de diferentes escolas, o estímulo à oralidade, ao desenvolvimento da escrita e ao raciocínio lógico”, declarou.

Fonte: Ascom Semed

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais