Mestrados e doutorados da Unit estão com inscrições abertas

(Foto: Unit)

Estão abertas inscrições para quatro programas de pós-graduação (stricto sensu) da Universidade Tiradentes (Unit): Saúde e Ambiente, Educação, Direito e Biotecnologia Industrial. São mais de 100 vagas com possibilidade de bolsas de estudos de acordo com classificação no processo seletivo, oferta e regras dos órgãos de fomento.

Até o dia 28 de fevereiro de 2023, os interessados podem se inscrever no mestrado ou doutorado em Saúde e Ambiente, e Biotecnologia Industrial. Já quem tem interesse nas áreas de Educação e/ou Direitos Humanos, pode realizar a inscrição até 31 de fevereiro.

Segundo o coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu da Unit, Dr. Álvaro Silva Lima, fazer um mestrado e/ou doutorado é um diferencial no mercado de trabalho. “Quando um aluno opta por fazer um mestrado ou doutorado, ele envereda-se pelo campo da investigação científica, na busca de respostas para problemas de alta complexidade, permitindo que empresas, sistemas de saúde, conhecimento jurídico e educacional valham-se dessas informações para melhoria dos seus processos”, diz.

A concessão de bolsas de pesquisa para que estudiosos possam focar seus esforços no desenvolvimento de seus projetos é uma das ações que fazem com que a Ciência alcance melhores resultados. “Com dedicação exclusiva às atividades de pesquisa, obviamente, o aluno está imerso em suas atividades. O que não significa, que o aluno não bolsista não cumpra suas atividades, mas sem sombra de dúvida receber para pesquisar é um incentivo a mais”, destaca Lima.

Bolsas

As bolsas têm valores médios de R$ 1.500 para alunos do mestrado e R$ 2.200 para alunos do doutorado no Brasil. Esse valor é recebido durante o tempo médio de pesquisa, que é de dois anos para mestrado e quatro anos para o doutorado. Dessa forma, as bolsas se tornam um incentivo ao desenvolvimento e a formação continuada.

A aprovação no processo seletivo para o mestrado ou doutorado não implica a concessão de bolsas de estudos. As bolsas são oferecidas bolsas de estudo de agências de fomento como a própria CAPES, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Existem também as instituições regionais, como o BNB (Banco do Nordeste do Brasil), e locais, como as fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs). Além disso, empresas públicas e privadas também podem conceder bolsas de pesquisa.

Qualidade

Os Programas de Pós-graduação em Saúde e Ambiente (PSA) e em Educação consolidaram sua trajetória de avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 5. E o Programa mais recente, em Direitos Humanos (PPGD), manteve a nota 4, evoluindo em diversos aspectos quali-quantitativos, permanecendo como único programa de Direito de Sergipe com Doutorado. Já o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) alcançou nota 6.

A cada quatro anos, a CAPES promove a avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil, a chamada Avaliação Quadrienal. O Sistema Nacional de Pós-Graduação avalia, portanto, os programas de pós-graduação, ranqueando-os em conceitos 3 (regular), 4 (bom), 5 (muito bom), 6 e 7 que se consideram programas de excelência nacional e internacional e podem ser considerados referências nas suas respectivas áreas de atuação.

Para saber mais e se inscrever, acesse https://ppg.unit.br.

Fonte: Unit

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais