MPE traça parceria com a comunidade por meio do Censo

MP atende atende a comunidade ( Fotos: Portal Infonet)

Durante esta sexta-feira, 16, até  o Ministério Público de Sergipe está concentrado no Colégio Jornalista Paulo, bairro Matadouro. O objetivo é realizar o Censo Social atendendo a comunidade, como também  percorrer as ruas do bairro para conhecer as necessidades da população.

“O Ministério público saiu do gabinete e veio à comunidade para fazer um levantamento dos principais problemas do bairro Matadouro. Antes o censo era educacional, mas foi constatado que outros problemas estão atrelados a educação”, afirmou o procurador Geral de Justiça, Orlando Rochadel Moreira.

Cerca de três mil pessoas estão envolvidas no projeto ‘Censo Social’, incluindo servidores, agentes de saúde e membros da comunidade que estão visitando os domicílios. Com o questionário em  mãos a estudante do 9º Ano, Suely Sena, estava percorrendo as ruas do seu bairro: “Recebi um impulso das minhas colegas para participar. Acredito que com a pesquisa posso contribuir para as melhorias do lugar onde moro”, afirmou entusiasmada.

Cerca de três mil pessoas estão envolvidas no projeto 

De acordo com o coordenador do Censo Social  Eduardo Barreto D'Ávila Fontes, será feito um relatório apresentando as necessidades do bairro. “ O objetivo do censo é tentar  resolver os problemas da comunidade. Depois dos dados coletados as informações serão condensadas e encaminhadas a cada promotoria para que o problema possa ser resolvido. E assim traçar uma parceria do poder público com a comunidade”, explicou.

Programa Censo Social

O projeto é uma ampliação do Censo Educacional já realizado pelo Ministério Público. Levantamentos eram feitos para análise da educação fora da sala de aula, mas foi notado que não havia avanço.  Além dos problemas educacionai foiconstatado que havia outras dificuldades  atreladas a educação, por isso a necessidade de ampliação do censo educacional , que é realizado desde  1998.

A meta é realizar as visitas domiciliares para constatar os problemas, e a partir dos dados  obtidos elaborar um plano de ação para que soluções possam ser implementadas para melhorias da comunidade. A previsão é de que no próximo mês  o relatório seja finalizado, antes da realização da segunda etapa do Censo. O programa  pretende atender os 75 municípios sergipanos. O próximo Censo será realizado em Itaporanga D’Ajuda.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais